Atraso salarial de garis, doação de terrenos para o MTST e ações do Governo Municipal marcam sessão ordinária
Na tarde desta quinta-feira (19), mais uma sessão plenária foi realizada na Casa Dr. José Vieira de Araújo, a Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, os parlamentares votaram projetos e emendas e também fizeram uso da tribuna com os seus discursos individuais.
Como principal pauta os vereadores de oposição ressaltaram o movimento dos garis que exigiam o pagamento de seus salários atrasados. Em contrapartida os parlamentares entraram em defesa do governo Edson Vieira (PSDB) ressaltando ações de sua gestão.
Os vereadores Fernando Aragão (PTB) e Narah Leandro (PSB) não estiveram presentes, todavia justificaram suas ausências perante a Mesa Diretora da Casa.
Veja os principais trechos dos discursos da tarde:
Luciano Bezerra frisa ações do Governo Municipal para com as moradias populares
Luciano Bezerra (REDE) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra (REDE) registrou os diversos avanços promovidos pela administração municipal. O Vereador fez menção a importância da entrega do Núcleo Integrado de Saúde e Assistência no Bairro Malhada do Meio. O equipamento permitirá que diversas pessoas tenham acesso aos serviços de saúde e assistência social sem que tenham de se deslocarem para o centro da cidade.
''A doação de área pública para o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), que permitirá a construção de 416 casas, construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.''
O vereador mencionou que o Bairro Malhada do Meio representa hoje o símbolo da expansão urbana de Santa Cruz do Capibaribe. Luciano Bezerra (REDE) ainda relembrou que foi de sua autoria o projeto de Lei que permitiu a construção das casas naquela localidade, bem como foi de sua autoria o requerimento de possibilitou a instalação da iluminação do acesso ao bairro.
Luciano Bezerra ainda destacou que enviou dois requerimentos para construções de praças na Malhada do Meio. O Vereador ainda destacou a sua participação na doação de área pública para o Movimento dos Trabalhadores sem Teto, que permitirá a construção de 416 casas, construídas por meio do programa minha casa minha vida entidades.
O Vereador destacou o seu trabalho quando era Secretário de Planejamento e Gestão, quando na ocasião encaminhou para o prefeito a carta de anuência para o estudo da viabilidade técnica que resultou com a doação do terreno para essa importante entidade.
Ronaldo Pacas também ressalta ações do governo
José Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso parabenizando a todos os parlamentares que aprovaram o terreno destinado ao MTST, e destacou a importância social no entorno desse projeto.
“Acho esse projeto essencial, porque enquanto uns desacreditam, a gente busca melhorar a vida das pessoas com projetos como esse. Porque, quem vive descrente, prevendo que nosso grupo não vai fazer, a resposta está aí, como é o caso da duplicação da PE-160, como o Calçadão Miguel Arraes, como a Central das Feiras”, disse Pacas.
Ronaldo destacou ainda uma série de requerimentos de sua autoria, sobretudo, na questão da saúde que, segundo ele, vai ajudar na prevenção das pessoas.
“Nossa preocupação é promover ações preventivas para a população, como é o caso de vários requerimentos que tenho protocolado na Secretaria desta Casa. Quero dizer que também é de autoria minha, os requerimentos que solicitam a construção de uma creche, onde através do nosso Deputado Federal Mendonça Filho, hoje ministro da educação, que tenho certeza que será viabilizado”, finalizou o vereador.
Vereador Zé Elias faz exigências para comunidade de Poço Fundo
José Elias Filho (Zé Elias - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Zé Elias fez um discurso voltado a suas prestações de conta enquanto parlamentar. Inicialmente ele parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde, primordialmente ao trabalho de Juliana Feitosa, ela que atua na unidade da policlínica, e de acordo com ele, muitos cidadãos têm atendido uma parcela significativa da população.
Zé Elias relembrou ainda sobre a participação dele na inauguração na Malhadinha do meio.
“Eu quero parabenizar ao prefeito Edson Vieira pelo trabalho que tem desempenhado e tenho certeza que a população daquela localidade está satisfeita com essas ações que estão sendo desenvolvidas”, explicou.
Zé Elias relatou que está empenhado em suas ações e falou que tem cobrado melhorias para várias localidades, sobretudo, a questão da escuridão que estava acontecendo em Poço Fundo, fato que segundo ele, depois de suas cobranças, tudo foi resolvido.
Ernesto Maia faz nova denúncia e cobra explicações do Governo Vieira
Ernesto Lázaro Maia (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Logo no início de seu discurso, Ernesto Maia tratou de rebater o discurso do vereador Luciano Bezerra, onde o mesmo destacou o fato de o líder do governo na câmara, dizer que o prefeito está fazendo uma gestão transparente e a ´luz do dia’. Ernesto relembrou sobre a questão do IPTU, que em anos anteriores a Gestão Vieira, onde que a cobrança dos tributos territoriais era cobrado de acordo com a faixa comercial de cada bairro. Sendo que agora, o IPTU é cobrado com base em cálculos de apenas 4 faixas.
“Com essa ideia de cobrança da prefeitura, a gente observa que está se arrecadando mais e aí, ao invés de a prefeitura aumentar a arrecadação, com esses aumentos, consequentemente, faz a inadimplência aumentar”, denunciou.
Ernesto destacou ainda a questão do problema em contratos com a Vialim, empresa que efetua a limpeza urbana de Santa Cruz do Capibaribe, que segundo ele, não está pagando aos garis da cidade e sinalizou que se estes problemas acontecem é por falta de planejamento. O vereador falou ainda sobre o valor que se pagou pela implantação de novos semáforos na cidade.
“A gente ver que cobrou-se 700 mil reais pelos semáforos. A gente precisa da sinalização, mas será que realmente é este valor mesmo? Curiosamente, nós descobrimos que a mesma empresa que instalou os semáforos, é da dona da Vialim, empresa que não está pagando aos garis. Mas, vamos aguardar e ver se realmente é essa administração que faz tudo as claras”, disse Ernesto encerrando o seu discurso.
Dida entra em defesa do governo e critica vereador Deomedes Brito
José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Dida de Nan iniciou seu discurso destacando a importância das inaugurações que ocorreram na comunidade de Malhadinha do meio.
“Quero dizer que isso foi de suma importância, porque vai beneficiar os moradores da comunidade”, disse Dida.
Dida falou ainda sobre a entrega do terreno ao MTST, em que até o vereador da oposição, Deomedes Brito, participou da entrega.
O vereador continuou seu discurso falando sobre o desempenho do prefeito Edson Vieira, onde enfatizou vários exemplos da gestão municipal, destacando a construção das Casas para moradores que antes moravam em favelas da cidade.
“O prefeito está fazendo a parte dele, junto a sua equipe. Querem outro exemplo, os postos de saúde que tem desafogado o Hospital Municipal. Nós vamos continuar mostrando a toda cidade que Santa Cruz tem jeito e a sociedade é prova dessa mudança”, pontuou.
''Peço a sensibilidade do vereador Luciano Bezerra que veja com a prefeitura ou com a Vialim'', cobra Helinho
Hélio Lima Aragão (Helinho - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O jovem vereador petebista iniciou seu discurso falando sobre os movimentos sociais, como exemplo, a entrega do terreno ao MTST e em seguida fez um apelo ao líder do governo, Luciano Bezerra, para que o mesmo intervenha a fim de que a empresa possa pagar em dia aos garis, contratados pela Vialim.
“Essa semana eu recebi um desabafo de um gari, protestando e pedindo para receber seu salário. Peço a sensibilidade do vereador Luciano Bezerra que veja com a prefeitura ou com a Vialim, para que esses cidadãos, trabalhadores possam receber em dia. Após dar um aparte ao vereador Luciano Bezerra e ele isentar a prefeitura, eu peço que a Vialim possa pagar os salários atrasados aos trabalhadores”, finalizou.
Petista rebate falas de situacionistas
Deomedes Alves (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Iniciando seu discurso, o vereador Deomedes Brito, falou que recebeu uma denúncia de que pela manhã, os agricultores solicitaram a Câmara de Vereadores e a mesma foi negada com a desculpa de que era para não sujar.
“Eu recebi essa denúncia, e quero dizer que se isso realmente aconteceu, eu quero repudiar essa atitude da presidência da Câmara”, criticou Deomedes.
Deomedes continuou criticando os discursos de alguns vereadores da situação e enfatizou que é um homem de caráter e que merece respeito. Em seguida, o mesmo falou sobre supostas alterações em cadastros das casas do Jaçanã.
“A gente precisa falar a verdade, eu reconheço que o projeto é bom para a cidade que votei a favor”, apontou antes de encerrar o discurso.
Deomedes finalizou seu discurso fazendo um apelo, também pedindo para que o pagamento dos servidores contratados da Vialim recebam seus salários.
Zé Minhoca fala de questões referentes ao Detran
José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Zé Minhoca começou seu discurso falando sobre as visitas que fez ao Ministério Público em Santa Cruz do Capibaribe e a sede do Detran em Recife.
“Não é segredo para ninguém que de maneira inconsequente e incompetente, cobrou água de várias casas aqui, sem nunca terem recebido água. Quero dizer que fomos ao Ministério Público e fomos muito bem recebidos pela promotora, e a mesma ficou de responsabilizar a Compesa pela falta de água e cobranças indevidas em nosso município”, ressaltou.
O vereador continuou falando sobre mais uma ida sua ao Recife, onde se reuniu com a presidência do Detran-PE, para tentar reverter a questão da obrigatoriedade para todos os motoristas que são habilitados nas categorias C, D ou E, precisam fazer um exame toxicológico, no sentido de combater o uso de anfetaminas.
Zé Minhoca finalizou seu discurso fazendo uma crítica ao vereador Ernesto Maia.
“Peço que o senhor pare de usar o Whatsapp e preste atenção para não ficar cometendo injustiças. Porque em seu discurso, vossa excelência falou que se pagou 700 reais, mas esqueceu de dizer que a licitação que está aqui na Câmara, se mostra que poderá se gastar até 700 mil, ainda não se usou isso”.
Jovem vereador parabeniza prefeito por ações realizadas nas últimas semanas
Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Em seu discurso, o vereador Pipoca fez uma breve prestação de contas sobre as ações na última semana por parte da prefeitura municipal e destacou as inaugurações na comunidade da Malhadinha, falou sobre a entrega do carro à Comunidade e enfatizou que as ações são apenas o começo.
“Quero parabenizar ao prefeito Edson Vieira pela importante ação, a fim de melhorar a situação das pessoas que ali moram”, defendeu Pipoca.
Pipoca destacou também sobre as obras que estão sendo implementadas na Vila do Amor, onde segundo ele, foi procurado pelos moradores e requereu junto ao Poder Público, sendo atendido de imediato, como o recapeamento da via de acesso, o que fez melhorar o acesso dos moradores da Vila do Amor.
Pipoca falou ainda sobre a reunião dos membros da Comissão de Convivência com a Seca com o Ministério Público, onde a mesma apresentou a problemática da falta de abastecimento na cidade, o que tem dificultado a vida dos santa-cruzenses.
Para finalizar, o vereador Pipoca falou sobre o seu trabalho a frente da presidência do PSDB Jovem, onde o mesmo tem desenvolvido uma série de ações com jovens da cidade, a fim de mobilizar a juventude em prol de políticas públicas voltadas para os jovens.
Zezin Buxin ameniza discurso de opositores e frisa em ações de combate à seca
José Manoel de Lima (PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Com um pronunciamento mais ameno, o vereador situacionista Zezin Buxin procurou se desvirtuar dos debates, colocando em pauta algumas ações do governo e argumentando pontos que foram criticados pela bancada de opositores.
Durante todo o seus discurso o vereador explicou que a necessidade da população e as grandes demandas devem ser combatidas com ações mais eficazes e com menos falácia, referindo-se a bancada que faz oposição ao seu governo.
Completando suas falas, Zezinho especificou ainda que ações que estão sendo desenvolvidas devem ser intensificadas, como por exemplo a busca de incrementos que ajudem a sanar o problema da seca no município.
“Luiz Carlos (que é encarregado pela distribuição na zona rural) passou que o exército recomendou para que se analise outra represa porque, senão, o trabalho não vai continuar” e completou: “Sugiro que um caminhão da prefeitura seja adequado para esse abastecimento”, disse Zezin se referindo ao informe de alguns caminhoneiros que estão ameaçando interromper o trabalho de abastecimento por meio de caminhões pipa na zona rural.
Júnior Gomes sustenta discurso de sua bancada
Júnior Gomes (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Junior Gomes iniciou seu discurso destacando a aprovação do terreno, da antiga cadeia pública da cidade, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde, segundo Junior Gomes, será construída mais uma AME, a AME Mulher.
Junior destacou ainda as ações do prefeito Edson Vieira e o parabenizou pelo trabalho em prol da população santa-cruzense.
Junior Gomes destacou o trabalho ainda do trabalho de dois colegas vereadores, sendo o vereador Pipoca, que preside a Comissão de Convivência com a Seca, parabenizando o mesmo pala condução do trabalho frente a comissão. Outro vereador que foi felicitado por Junior Gomes, foi Ronaldo Pacas, pelo projeto de Lei que criou o Cidade Lazer.
“Há muito tempo Santa Cruz do Capibaribe precisava de um espaço para que as pessoas pudessem se encontrar e nos domingos, a população se encontra na Avenida 29 de Dezembro, fruto de um projeto do nosso amigo Ronaldo Pacas”, finalizou.
Vânio Vieira rebate discurso de Luciano Bezerra: Sinceramente eu não sei que claras são essas.
Ligivânio Vieira (PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
“Vendo essa questão do vereador Luciano Bezerra dizer que o trabalho da administração municipal é às claras, sinceramente eu não sei que claras são essas. Porque, como muita coisa, como a substituição das listas, essa não foi às claras, essa foi às escuras”, criticou o oposicionista.
Foi com esse discurso que o vereador Vânio Vieira iniciou o discurso, fazendo duras críticas ao discurso do vereador Luciano Bezerra. Em seguida, Vânio falou sobre a questão da falta de pagamento por parte da Vialim aos colaboradores (garis), onde o mesmo fez um requerimento verbal para que seja encaminhado ao seu gabinete os pagamentos da Vialim.
O vereador Vânio Vieira finalizou seu discurso criticando a postura do vereador Dida de Nan, pois segundo Vânio, o mesmo sempre faz cara feia, quando se critica o mesmo.
José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Galego de Mourinha iniciou seu discurso falando sobre a administração municipal e relatando que para todo e qualquer investimento é necessário que se tenha um planejamento.
Quanto aos problemas que afetam Santa Cruz do Capibaribe, como a exemplo da falta de abastecimento e a violência, Galego foi enfático ao solicitar mais uma vez que é preciso a união de todos os vereadores para irem ao Recife cobrar.
“A gente sabe que o país inteiro está passando por uma situação complicada, mas precisamos entender que nós temos que agir com o problema antes do problema se implantar. Nós devemos nos preocupar, porque várias lojas em nossa cidade estão fechando e Santa Cruz do Capibaribe já foi vista em matéria nacional com o índice de desemprego lá embaixo. O que temos visto é empresas grandes fechando em nossa cidade”, especificou Galego.
Galego alertou ainda sobre o crescimento do desemprego e, segundo ele, temos que pensar em Santa Cruz em sua totalidade.
“Temos que pensar em nossa cidade de uma forma para que não sejamos prejudicados e esquecermos as picuinhas políticas que não levam ao crescimento de Santa Cruz do Capibaribe”, encerrou.
Afrânio foca discursos em políticas públicas
Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Como sempre, o vereador professor Afrânio Marques, destaca a importância das políticas públicas que beneficiam a população de Santa Cruz do Capibaribe, como a exemplo do MTST.
“Quando foi feito esse evento para entrega do terreno, isso se fez em reconhecimento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, porque infelizmente no Brasil a casa própria ainda é um sonho, quando deveria ser um direito, tal qual está na constituição, e vemos que em nossa cidade, nós temos avançado nesse sentido consideravelmente”, disse o presidente da Casa.
Em seguida, o vereador destacou a questão de um Projeto de Lei que vai desenvolver e realizar o concurso público na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.
“Nós sabemos que o concurso público vai estruturar os cargos da Câmara de Vereadores vai ser de extrema importância para termos uma reorganização dos servidores quanto as suas funções, assim como também possibilitar que nossos servidores possam fazer carreira no serviço público. A estrutura atual será modificada para melhor, mas os cargos comissionados serão mantidos. Hoje temos cerca de 39 funcionários e a partir de janeiro será de 45 funcionários e mesmo aumentando, a gente vai economizar com a realização de concurso público aqui na Câmara”, pontuou.
O vereador Carlinhos da Cohab (PTB) esteve presente na reunião, mas não se inscreveu para os discursos, abrindo assim mão de seu uso da tribuna.
Com informações da Câmara Municipal