Durante mais uma reunião plenária, interdição do projeto ''Zumba nos Bairros'' predominou tarde de discursos
Na tarde desta quinta-feira (29), os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe participaram de mais uma reunião plenária, na ocasião, debateram projetos que subiram até o plenário e fizeram uso da tribuna para seus respectivos discursos.
Como assunto principal do momento, este que não poderia passar desapercebido também no Legislativo bem como pelos discursos dos vereadores, devidos os últimos acontecimentos, o projeto ''Zumba nos Bairros'' dominou das pautas dos discursantes, de ambas as bancadas.
E devido a polêmica da zumba, quem marcou presença para acompanhar a sessão foi Paulinho, o professor que teve suas atividades suspensas no projeto social da prefeitura.
Fotos: Bruno Muniz e Paulo Pereira |
Frustração para o grupo de oposição, mais uma vez o requerimento das CPIs não subiu até o plenário.
Logo no início do período para uso da tribuna, o vereador Helinho Aragão (PTB) entrou em defesa de sua ala partidária, afirmando que os mesmos haviam sido acusados injustamente ao que diz respeito a denúncias que culminaram na interdição do projeto social ''Zumba nos Bairros''. Em uso de aparte, Narah foi a primeira situacionista a sustentar a informação que membros do partido de oposição não seriam isentos da responsabilidade de interdição do projeto, já que segundo a vereadora, boa parte veria o projeto como uma ameaça política, e não como uma benfeitoria para população.
Confira abaixo trechos que apontam os principais assuntos debatidos pelos vereadores.
Helinho Aragão ressalta importância do projeto ''Zumba nos Bairros'', mas desmistifica acusações
O vereador Helinho iniciou seu discurso fazendo uma introdução sobre a importância de se fazer exercícios físicos, tendo inclusive destacado a necessidade de se ter projetos voltados para a temática.
“Eu sempre disse elogiei esse projeto Zumba para a população da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Ontem, quando o CREF-PE proibiu os instrutores de dança para o projeto Zumba, vocês da situação começaram a fazer acusações a nossa bancada, dizendo que nossa bancada temos influenciado nisso, o que não é verdade. Mas, nós queremos ver essa mesma preocupação que vossa excelência, vereadora Narah, com a segurança pública, com a questão dos alunos das escolas municipais tendo que empurrar carro para poderem chegar à escola, preocupação com os buracos da cidade, se preocupem com a questão do abastecimento de água, enfim, tenham essa mesma preocupação que estão tendo para a Zumba voltar, com as demais necessidades da cidade”.
Helinho finalizou seu discurso reforçando que sua bancada não tem nada a ver com a situação.
“Eu quero mais é que a Zumba volte, porque sempre elogiei este projeto, pois sei de sua importância para as pessoas de Santa Cruz do Capibaribe”.
Oposicionista Fernando Aragão crítica situação de transporte escolar em alguns bairros do município
O vereador Fernando Aragão discursou com base nas questões precárias que os alunos das escolas públicas estão tendo que empurrar kombis escolares para poder chegar as suas escolas.
“Será que os filhos dos vereadores aqui presentes estão empurrando kombis por aí?. O que queremos de fato é melhoria, agora se a coisa não está caminhando como o povo, que deu a grande chance, esperava que melhorasse, não melhorou, é preciso que se mude. Ora, não me venham com o discurso do quanto pior melhor. Temos que ter em mente que Santa Cruz do Capibaribe tem tudo para de fato ser uma cidade boa para todos nós”.
Fernando continuou seu discurso tecendo mais críticas para vários setores do município.
“Senhor presidente, nós temos comissões permanentes que tem um trabalho muito bom. Então, é preciso que essas comissões comecem a averiguar tais situações que estão ocorrendo dentro da nossa cidade. Como a questão da saúde, como vimos no último final de semana, em que vimos um hospital lotado e sem médicos para atender. Mas, o contrato está lá, de três médicos, ou será que esse contrato é para o médico ir dormir? Será que o secretário não está vendo isso?”.
O vereador finalizou seu discurso falando sobre a questão da previdência própria, onde o mesmo alertou sobre o projeto, alegando sobre a questão da previdência.
“Eu quero dizer que eu não me abstive em votar no projeto do regime de previdência própria não, eu apenas não votei porque minhas dúvidas não foram sanadas”.
Klemerson Ferreira (Pipoca) ressalta importâsncia da Comissão de Combate a Seca e crítica oposição
O vereador Pipoca iniciou seu discurso voltado para a sua prestação de contas, enquanto presidente da Comissão de Convivência com a Seca.
“Nós fomos até a cidade de Sertânia, no Sertão do Estado, onde visitamos as obras da Transposição do Rio São Francisco, onde fomos recebidos pelos engenheiros da obra, os quais nos apresentaram uma série de explicações sobre essa importante obra. Graças a incompetência do Governo Federal e o desrespeito com o povo nordestino, em especial o Agreste de Pernambuco, estamos sofrendo com a falta de água devido a transposição ainda não ter sido concluída”.
Pipoca continuou usando a tribuna e relatou sobre as críticas que os vereadores da oposição vem fazendo.
“Com todo respeito vereador Fernando, que eu tenho a vossa excelência, eu acho engraçado quando o senhor vem usar esta tribuna e diz que no hospital está faltando médicos, mas eu não via o vereador Fernando falar sobre isso, quando o hospital estava fechado com gestores do seu grupo”.
Pipoca finalizou seu discurso relatando uma série de avanços do governo Edson Vieira.
“Outro dia eu fui criticado por defender o governo Edson Vieira, mas esse governo tem avanços sim. Ora, se água mineral nas escolas, reordenamento do trânsito, melhorias no hospital, implantações de AMEs, revitalização de praças públicas, não for avanço, sinceramente eu não sei o que é avanço. Nosso governo tem avançado e a população tem observado o trabalho do nosso grupo”.
Zé Elias cobra mais empenho por parte da Secretária de Serviços Públicos, onde solicitou uma nova operação de ''Tapa-buraco''
O discurso do vereador Zé Elias foi voltado para as questões do trabalho da gestão municipal, onde segundo o parlamentar tem desenvolvido um trabalho relevante para a população de Santa Cruz do Capibaribe. Zé Elias aproveitou para fazer cobranças para a operação “tapa-buraco” na PE-160 até Poço Fundo, cobrou também o calçamento da Rua Alfredo Farias, saneamento para o Bairro Jaçanã e limpeza para a Avenida Teofanes Ferraz.
“Além dessas cobranças, eu tenho um Projeto de Lei que cria a parceria entre as empresas, pessoas e escolas municipais, além do Projeto de Lei que informa o Conselho Tutelar e Ministério Público, quando ao atendimento da criança e adolescentes alcoolizados ou usuários de drogas”.
Dida de Nan faz discursos voltado para problemas sociais que atingem às famílias
O vereador Dida de Nan fez um discurso voltado para a questão das famílias. O mesmo relembrou o fato trágico que desfalcou duas famílias.
“Infelizmente essas pessoas se foram e a gente se solidariza com as famílias das duas meninas Jéssica e Aleydiane”.
Dida continuou seu discurso falando sobre o problema das drogas e do uso exacerbado de bebidas alcoólicas.
“O que tenho observado é que muitos desses jovens têm saído de casa e pensando apenas em beber e é preciso que se reflita sobre isso”.
O vereador finalizou seu discurso criticando a forma de alguns vereadores da oposição atuar.
“O governo Edson Vieira não pode consertar em três anos o desmantelo que vocês deixaram. Acho engraçado como esses vereadores trabalham. Só digo uma coisa, da forma que vocês vem trabalhando, vocês vão demorar muito para voltar ao poder, como pretendem”.
''Vereador Pipoca, continue assim que você está indo muito bem, mas está indo muito bem para casa'' dispara Ernesto Maia
O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso relatando sobre seus projetos que entram na Câmara de Vereadores para votação, e que de acordo com o parlamentar, vai beneficiar a população de Santa Cruz do Capibaribe.
“Eu poderia muito bem falar aqui sobre a politicagem que a vereadora Narah fez em seu facebook, onde ela acusa a oposição de ter armado para proibir a zumba. Poderia também falar aqui sobre os elogios que o vereador Pipoca faz para a administração municipal. Vereador Pipoca, continue assim que você está indo muito bem, mas está indo muito bem para casa”.
O vereador Ernesto evitou falar sobre tais assuntos, para destacar a matéria do Diário de Pernambuco, onde coloca-se Santa Cruz do Capibaribe como um paraíso fiscal.
“Eu quero dizer que essa matéria me preocupa, porque se o governo ver nossa cidade dessa forma e já se planejando para fiscalizações em nossa cidade, sobretudo, agora no período de final de ano, onde todos nós sabemos que há um aumento da produtividade do nosso povo, o governo querer vir apertar o cerco contra os confeccionistas. Fica aqui o meu alerta, e principalmente a vocês que representam o governador Paulo Câmara, porque Santa Cruz do Capibaribe não pode ser vítima de um governo ineficaz, porque gastou demais no passado e a conta chegou agora”.
Ernesto aproveitou o uso da tribuna para fazer um requerimento de votos de aplauso para os estudantes da Escola de Referência Luiz Alves da Silva, que viajaram para o Rio de Janeiro, para a 7ª Jornada de Foguetes, representando o Estado de Pernambuco e se sagraram vice-campeões.
Galego de Mourinha mostra preocupação com fiscalização de impostos na Capital da Moda
O vereador Galego de Mourinha fez um discurso voltado para críticas a questão de o Diário de Pernambuco chamar Santa Cruz do Capibaribe de Paraíso Fiscal.
“Quando é época de povo ganhar dinheiro aparece uma fiscalização aqui em Santa Cruz. Santa cruz e uma cidade de um povo trabalhador, de um povo que luta, que quer crescer e merece cada dia mais incentivo para esse povo. Essa fiscalização tem que vir para Caruaru e para Toritama”.
Galego continuou seu discurso criticando os vereadores de situação por defenderem tanto o atual prefeito.
“O vereador Pipoca fala de governos anteriores, devia falar do Governo Toinho do Pará? Toinho dizia que nenhum vereador me defende, hoje a gente ver aqui que quanto mais coisa erradas, mas os vereadores escondem e defender, eles seguem direitinho a cartilha. O que a gente ver e escuta por onde a gente passa. O que é que adianta se pintar hospital ou se reformar um posto de Saúde se não tem remédio? O vereador Júnior Gomes pediu um aparte, que prontamente foi concedido por Galego. Júnior alegou que nenhum dos vereadores participam das audiências de prestação de contas da Secretária de Saúde, que acontecem a cada quadrimestre, e disse que a prefeitura tem feito um esforço enorme mas depende dos governos estadual e federal. Galego retomou a fala dizendo, que é necessária mostrar a população. O que precisamos falar aqui é que a arrecadação existe, o governo Edson recebeu duas vezes mais que Toinho. O que nos deixa triste é ver notícias como a que vi agora, dizendo que cortaram a energia da praça de alimentação, isso é o que não pode”.
Zé Minhoca ressalta movimentações ocorridas em Brasília durante visita do parlamentar
O vereador Zé Minhoca iniciou seu discurso fazendo uma breve prestação de contas da sua ida a Brasília, onde o mesmo tomou conhecimento de como está a situação hídrica e a falta de investimento por parte do Governo Federal.
“Estive em Brasília semana passada e fiquei estarrecido com tais informações”.
Em seguida o vereador falou sobre a virose que está assolando a população de Santa Cruz do Capibaribe.
“Não estamos aqui querendo tapar o sol com a peneira, é Dengue, e tal de "Eduardo Cunha", brincou. Não deixem água acumulada, em calhas, pneus, pois estamos enfrentando uma luta contra um inimigo perigosíssimo que é o mosquito da Dengue”.
Carlinhos da Cohab cita em seu discurso a polêmica do ''Zumba nos Bairros'' e cobra ações para falta d'água na vila de Poço Fundo
“Ontem eu soube que algumas pessoas que disseram que eu era contra a Zumba”.
Foi assim que o vereador Carlinhos da Cohab começou seu discurso, fazendo críticas a forma de como alguns vereadores reagiram a proibição do Projeto Zumba, devido não ter um profissional credenciado junto ao CREF-PE.
“Eu torço que volte essa dança aqui pra Santa Cruz. Eu desafio qualquer um aqui, para trazer alguma assinatura ou qualquer outra coisa que esse vereador entregou a aquela senhora. Essa política baixa de tentar jogar Carlinhos contra o povo não vai funcionar não”.
O vereador falou ainda sobre a situação do açude de poço fundo, que segundo ele precisa de limpeza.
“O povo do carrapicho teve que entrar no ministério público para ter a bomba de volta. Há sete meses eles estão sem água, sem a bomba. Foram os moradores, foi o povo que entrou no Ministério Público, não foi Carlinhos da Cohab não. Como é que uma cidade avança, é você ver criança empurrando carro para ir pra escola? Avança? Continuem desse jeito que o povo vai dar a resposta”.
Vereador Ronaldo Pacas fala sobre interrupção do ''Zumba nos Bairros''
O vereador Ronaldo Pacas foi mais um dos vereadores que falou sobre a interrupção do Projeto Zumba nos Bairros.
“Eu achei muita coincidência aquela senhora vir aqui na rádio e dizer que viu a matéria na TV Asa Branca e denunciar. Quando as coisas dão certo, para eles é errado."
Ronaldo falou também sobre a “preocupação” que o vereador Ernesto Maia em se tornar uma nova liderança para moradores do Bairro Oscarzão.
“Ele quer se tornar a todo custo uma liderança do Oscarzão. Então tudo o que é de ruim está aparecendo".
Neste momento, Ronaldo concedeu um aparte a Ernesto e em seguida falou: “as minhas obras no Oscarzao vão chegar, os requerimentos estão começando a ser atendidos, agora é lamentável o senhor em todo esse tempo não ter feito nada”.
Vereador petista, Deomedes ressalta visita às obras de transposição do Rio São Francisco
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso se dirigindo ao vereador Pipoca, o criticando pela forma que se dirige a obra da Transposição do Rio São Francisco.
“Quero dizer ao vereador Pipoca que graças ao governo Lula a transposição está saindo, está atrasado, tudo bem, mas está saindo. Vocês que são aliados do governo do Estado tem que cobrar. Esse prefeito é assim tudo de bom foi ele, e tudo de ruim é culpa do Governo Federal. Esse projeto de trazer a água do Congo é uma obra viável, porque a adutora do agreste vai demorar uns cinco anos. Já falei com o senador Humberto, já falei com José Augusto para falar lá em Brasília e vocês falem com políticos de vocês também para agilizar esse projeto para Santa Cruz do Capibaribe”.
Em seguida, o vereador em tom de desabafo fez um desafio aos vereadores da situação, quanto a questão do Projeto Zumba.
“Eu desafio qualquer um aqui a provar que algum de nós entrou na justiça para acabar com a Zumba”.
Vânio retoma críticas ao Governo Municipal
Em mais um discurso carregado de críticas, o vereador Vânio Vieira usou a tribuna e fez um discurso enfático sobre as alianças que estão sendo feitas no grupo de situação.
“Eu lembro de quando a gente estava na campanha e das promessas que eram feitas, e eu também acreditei nessas promessas, só depois vi que era tudo uma maquiagem. Quando Edson assumiu a muriçoca tomou conta de nossa cidade. Isso é falta de planejamento, o que foi prometido é uma farsa. E é justamente isso que decepciona a gente'' - disse Vânio.
''Para falar desses doze anos que se passaram, se falava num rombo de mais de 50 milhões de reais deixados por Toinho, e se perguntava cadê esse dinheiro? Na hora que se alinham ao ex-prefeito esquecem de tudo isso'' - disparou o vereador.
''O que eu esperava era algum deles vir aqui na tribuna e dizer onde estava esses 50 milhões. Queria solicitar um requerimento verbal sobre os gastos que são feitos com esses médicos contratados. Infelizmente a gente pede as informações, mas não recebemos. Tudo aqui é tão escondido, e é por isso que o prefeito está aí com seus bens bloqueados”.
''Zumba nos Bairros'' também foi pauta do discurso de Narah Leandro
A vereadora iniciou seu discurso falando sobre um fato que aconteceu com um veículo da Secretaria de Educação, que quebrou durante a semana.
“Sobre o carro da Educação, digo a vocês que estamos sim incomodados, porque essa responsabilidade que vocês insistem em passar para o nosso secretário Joselito Pedro e para o nosso prefeito Edson, eles não comungam dessa aberração que aconteceu, e dessa situação de risco que as crianças enfrentaram, aquele foi um ato irresponsável e isolado de um motorista que vai responder por isso”.
Em seguida, a vereadora falou sobre a suspensão temporária do projeto Zumba nos Bairros.
“Zumba nos Bairros é um projeto criativo, vocês estão aqui há anos, tiveram a oportunidade e não fizeram, porque não tinham sentimento, porque não tinham coragem de está no meio do povo no dia a dia, não tiveram interesse de promover bem estar social, estavam acomodados nas suas redomas de poder esqueceram que o politico é um servo do seu povo - disse Narah.
''Atendemos mulheres de todas as idades, mulheres que passam os dias costurando, cuidando da casa, dos filhos, cuidando dessa cidade e que viviam nesse projeto o prazer e a alegria antes perdidos pelo isolamento do trabalho. Em uma atitude pequena vocês provocam o conselho, conselho esse que vem notificar a nossa secretária que não poderia ter sido notificada! E mais alegam que os meninos André e Paulinho não são professores de educação física, e por isso estão impedidos de dar aulas... Eles são Instrutores de Dança, Ora, a Lei 9696/98 assegura que eles podem ministrar sim aula de dança porque já exerciam essa atividade antes da formulação dessa lei'' ressaltou a vereadora.
''Eles fizeram isso a sua vida toda e ninguém nunca se incomodou. É politicagem...estão incomodados porque através da secretária de Cidadania, Alessandra Vieira, tem levado essas aulas de forma gratuita aos bairros da cidade aí vocês querem impedi-los? Nós não vamos parar não, dançamos sem instrutor mas só por enquanto, aguardem, quem viver verá a força das mulheres de Santa Cruz!”, desabafou.
Presidente da Casa, Afrânio Marques encerrou os discursos da tarde ressaltando ações do Governo
O vereador Professor Afrânio fez uso da tribuna, onde inicialmente parabenizou o Dr. Marcelo Diógenes pelo Encontro dos Estudantes de Direito de Santa Cruz do Capibaribe. Falou ainda sobre o Projeto Cidade Lazer.
“Como dizia uma aluna minha, este é o Projeto que faltava em nossa cidade. Eu até quero parabenizar o vereador Ronaldo Pacas, pelo requerimento”.
Afrânio destacou ainda a importância de tais projetos para Santa Cruz do Capibaribe e enfatizou a questão do Projeto Zumba.
“Se realmente houve alguma denúncia por parte de alguma pessoa, vale salientar que essa pessoa que denunciou, prejudicou não o nosso grupo, mas a população de Santa Cruz do Capibaribe, porque muita gente foi prejudicada. Então, é preciso que se tenha cuidado e ao criticar, que se faça se forma sugestiva”.
O presidente criticou as esferas do Poder Federal e Estadual, no sentido de cobrar melhorias para vários setores em Santa Cruz do Capibaribe.
“É preciso que a Compesa tenha um respeito maior com a população de Santa Cruz do Capibaribe, porque quem está sofrendo mais é o nosso povo. Quero repudiar a atitude da Compesa em não cumprir o calendário, como também a falta de cumprimento do Ministério da Integração Regional”.
Afrânio finalizou seu discurso falando dos seus projetos e do seu programa que vai estrear nesta sexta-feira (30). Trata-se de um programa do seu mandato, onde irá ao ar toda última sexta-feira do mês. O vereador aproveitou para falar sobre a questão da CPI, o qual será apresentado na reunião de hoje.
Quero repudiar a atitude da Compesa em não cumprir o calendário, como também a falta de cumprimento do Ministério da Integração Regional.
Zé Elias finalizou seu discurso falando sobre a questão dos recadastramentos biométricos. “Peço que os eleitores busquem atualizar seu cadastro, porque até agora só foram recadastrados 26 mil eleitores e só temos mais 5 meses. Não deixem para última hora”.
| Informações da Assessoria |