$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Santa Cruz do Capibaribe já conta com aproximadamente 101.500 habitantes.


Divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira que já ultrapassa os 200 milhões.

Santa Cruz do Capibaribe acabou de subir a casa dos cinco dígitos com aproximadamente 101.485 mil habitantes. Os números podem oscilar de acordo com a margem de erro do próprio IBGE, neste caso há uma variante de 101.475 e 101.500.

Vagas de emprego para 01 de setembro em Santa Cruz do Capibaribe


Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe - SINE/PE

Rua Maestro Alexandre, 93, Nova Santa Cruz - FONE: 3731-3006

(OBS: Você precisa ligar para o número ou se dirigir até o endereço disponibilizado acima para saber qual setor comercial ou instituição está oferecendo cada vaga. Fazendo isso terá informações detalhadas sobre as oportunidades de emprego).

Atletismo, vôlei de areia e ciclismo agitam Jogos Municipais Escolares 2015


Atletismo, vôlei de areia e ciclismo agitam os Jogos Escolares Municipais 2015. As modalidades esportivas foram disputadas entre os dias 26 à 31 de agosto e tiveram a participação de estudantes de toda a rede de ensino do município.

O atletismo foi realizado no Campo de Futebol Otávio Limeira Alves, sendo dividido em duas categorias, salto em distância e corrida de velocidade. As disputas no vôlei de areia masculino e feminino foram realizadas no Centro Esportivo Pele Bronzeada e as provas do ciclismo, no Moda Center Santa Cruz.
“Diversificar as práticas esportivas faz parte do nosso planejamento na competição; o intuito é apoiar novas modalidades para que a classe estudantil tenha mais opções e assim teremos um número maior de atletas participando dos jogos escolares de Santa Cruz”, frisou Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Murilo Mestre, Professor de Educação Física, falou que a interação predominou nas provas de atletismo, “os alunos deram o máximo para conseguir seus objetivos, tivemos provas emocionantes. No atletismo o diferencial foi à interação, os alunos ficaram um torcendo pelo outro, e no final todos foram campeões”.
“Jogar em dupla na areia não é fácil, porque a gente tem que ocupar todos os espaços da quadra. Dei o melhor de mim e acredito que representei bem a minha escola”, disse Maria Clara, atleta da Escola Intermediária José Quirino da Silva.
Os jogos Escolares 2015 estão chegando ao fim, porém nesta semana ainda teremos competições finais do futsal das escolas públicas no masculino e feminino, xadrez e natação.

| Informações da Assessoria |

Audiência Pública debaterá importância do recadastramento biométrico em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem meramente ilustrativa
Na tarde desta segunda-feira (31), foi informado ao blog através da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe que, na próxima terça-feira (01), acontecerá no prédio público do Legislativo, uma audiência pública para debater a atual situação de recadastramento biométrico do município.

Segundo o Juiz Eleitoral do município, Dr. Tito Lívio, a maior parte dos eleitores santa-cruzenses ainda não se adequaram a biometria para estarem aptos ao voto nas eleições do próximo ano.

Todos os vereadores foram convocados para o evento pelo então presidente da Casa José Vieira de Araújo, o vereador Afrânio Marques (PDT). A audiência terá início às 19:00 horas.

Afrânio Marques analisa como positiva a Audiência Pública


Atento aos movimentos populares, o vereador professor Afrânio é uma dessas lideranças que surgiu no meio do povo, como a exemplo do movimento estudantil de Santa Cruz do Capibaribe.

Se sentindo em casa e muito a vontade, o vereador que hoje preside a Câmara de Vereadores da Capital das Confecções, esteve presente da Audiência Pública, convocada pela sociedade civil organizada, onde estiveram presentes representantes dos poderes das três esferas do poder; federal, estadual e municipal.

Afrânio, compôs a mesa e atentamente ouviu as explicações dos representantes da Compesa. O vereador se mostrou confiante com a força do povo e destacou a importância de ser um evento sem iniciativa partidária.
“As cores dessa audiência são azul, verde e branco. Nós não estamos aqui para falar de vermelho ou de azul, estamos aqui para resolver o problema da falta de água em Santa Cruz. Há muito tempo que a gente vem nessa luta, indo a Brasília, a Recife por várias vezes. Mas sabemos que somente com a força do povo, da sociedade civil organizada é que isso está sendo capaz e nós como representantes do povo, estamos atentos a isso. Então vamos ouvir atentamente os convidados para entender a situação e em seguida buscarmos as soluções a curto, médio e longo prazo para não deixarmos Santa Cruz desamparada”, disse o presidente.
| Informações da Assessoria |

Vagas de emprego para 31 de Agosto em Santa Cruz do Capibaribe


Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe - SINE/PE

Rua Maestro Alexandre, 93, Nova Santa Cruz - FONE: 3731-3006

(OBS: Você precisa ligar para o número ou se dirigir até o endereço disponibilizado acima para saber qual setor comercial ou instituição está oferecendo cada vaga. Fazendo isso terá informações detalhadas sobre as oportunidades de emprego).

Santa Cruz do Capibaribe registra 17 roubos de veículos em pleno domingo


Com 17 roubos de veículos em menos de 24h, Santa Cruz do Capibaribe vive hoje um de seus momentos mais críticos no quesito segurança.

O domingo (30) foi mais uma vez, um dos dias da semana mais movimentado dos últimos tempos, onde pelo menos 17 vítimas de furtos e roubos deram entrada na 17ª Delegacia Seccional de Polícia do município.

Os crimes se deram em diversos bairros da cidade, na sua grande maioria nas proximidades do Centro. A polícia está investigando o caso com a possibilidade dos crimes terem sido praticados pelo mesmo grupo.

Comerciante comete suicídio em Surubim

Foto: Enviada para o Whatsapp do Blog Santa-cruzense
O agravante número de suicídios no Agreste pernambucano não para de crescer, na noite do último (30) mais um foi registrado na região.

Segundo informações, Gesiel Silva, um vendedor ambulante de aproximadamente 40 anos, foi encontrado já sem vida no interior de sua residência, no Loteamento Bom Morar, município de Surubim. A vítima tirou sua vida por meio de enforcamento, o mesmo teria fixado uma corda no telhado da residência.

Com este, Surubim conta com quatro suicídios só este ano. O corpo do comerciante foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Mais um título para o esporte de Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Colaboração
O último domingo (30) foi mesmo um dia consagrante para o esporte de Santa Cruz do Capibaribe. Diversos atletas das mais diversas categorias esportivas trouxeram troféus e medalhas importantíssimas para o município.

Uma dessas conquistas veio com o atleta de Jiu-Jitsu, Herlom Costa, que é faixa roxa e atua na categoria Leve Adulto, foi medalha de ouro no Campeonato Estadual Paraibano, realizado no Ginásio do da UNIP em João Pessoa.

Hospital Mestre Vitalino (HMV) cancela aviso prévio de servidores

Foto: Ascom FAV
Foram cancelados na última sexta-feira (28), os avisos prévios dos servidores terceirizados do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. Os contratos que haviam sido feitos pela Fundação Altino Ventura (FAV) direcionavam a unidade de saúde para uma crise financeira que colocava em risco o seu funcionamento.

Com a revogação o trabalho dos funcionários está assegurado, bem como o funcionamento do HMV. Todavia uma nova administração para o hospital ainda é esperada.

Para aqueles que ainda possuem alguma dúvida sobre os últimos acontecimentos do hospital no que diz respeito a sua administração e condições financeiras, o indicado é procurar o departamento de Recursos Humanos da unidade que funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Acidente envolvendo ônibus da Caruaruense resulta em uma pessoa morta, em Caruaru

Foto: Franklin Portugal/ TV Asa Branca
Na tarde do último sábado (29), mais um acidente automobilístico em via urbana foi registrado no município de Caruaru.

De acordo com informações divulgadas na TV Asa Branca, um comerciante de 61 anos e identidade não informada teria morrido após a colisão do veículo em que o mesmo estava com um ônibus da empresa de transportes Caruaruense. O acidente ocorreu na Rua Dalton Santos com a Victor Meireles, no Bairro são Francisco.

Uma unidade móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda teria sido deslocada até o local, mas o comerciante não resistiu ao forte impacto e morreu aproximadamente meia hora depois do ocorrido.

O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Enfim, descansou em paz

Duas semanas após ser encontrado morto da Inglaterra, estudante de Gravatá é enterrado no seu município


O corpo do estudante pernambucano Ivson Nunes foi enterrado na tarde deste domingo (30) no Cemitério Santo Amaro, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. Familiares e amigos acompanharam o sepultamento do jovem encontrado morto na Universidade de Lincoln, na Inglaterra.

O velório ocorreu no Instituto Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Escola Salesianas, onde Ivson já havia estudado. O corpo dele chegou em Gravatá durante a madrugada deste domingo.

Custeio do traslado
A Universidade de Lincoln - na Inglaterra - afirmou ao G1 na terça-feira (25) que iria Universidade na Inglaterra oferece pagar traslado do corpo de estudante arcar com 100% do custeio para o traslado do corpo do jovem pernambucano, encontrado morto no campus da instituição. O corpo dele foi encontrado no domingo (16). A polícia ainda investiga a causa da morte. Um laudo deverá ser emitido em até dois meses.

O Itamaraty informou, em nota, que "auxiliou a família a buscar a melhor forma de fazer o traslado do corpo, intermediando o contato com as autoridades locais e a Universidade. A instituição se dispôs a arcar com o custo do traslado até Recife, e a família optou por receber esse apoio". À época do fato, o Ministério das Relações Exteriores declarou "não haver previsão legal para custeio de traslado de corpo com recursos públicos".

Ao G1, a Universidade de Lincoln destacou que "se ofereceu a pagar 100% do custo do traslado" e lamentou a morte de Ivson Nunes.
"Toda a comunidade universitária ficou entristecida com a morte de Ivson e gostaríamos de expressar nossas sinceras condolências à família e aos amigos dele. Qualquer apoio financeiro exigido pela família para levá-lo para casa será fornecido pela universidade, em ligação com o escritório do legista local e a Embaixada do Brasil", declara o porta-voz da instituição.

Entenda o caso
O jovem 26 anos foi encontrado morto no campus da Universidade de Lincoln, na Inglaterra. A família dele mora em Gravatá, Pernambuco. De acordo com a mãe do rapaz, Ivson Nunes estava na Inglaterra há um ano e um mês e participava do programa "Ciência sem Fronteiras". Ele estudava Design na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus de Caruaru. A passagem de volta ao Brasil estava marcada para o dia 5 de setembro.

Também segundo a mãe de Ivson, o corpo foi liberado na quarta-feira (19) e desde então o traslado do corpo ainda não tinha sido acordado entre o consulado e a família.
"Meu filho era uma pessoa muito centrada. Tinha muitos projetos e já estava com a passagem comprada", afirma a dona de casa Isis Oliveira.
Ivson Nunes era o único filho da dona de casa, que tem como única fonte de renda a aposentadoria do marido.
"Meu filho viajou para estudar, não para passear. Quero poder trazer meu filho de volta, mesmo que não possa abraçá-lo. Traga meu filho para sepultar aqui", contou ao G1.
Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamentou a morte do estudante.
"A causa da morte não foi divulgada pela polícia britânica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já está tomando as devidas providências para trazer o corpo de Ivson Luna Nunes de volta ao Brasil", informa a instituição.

Entretanto, a Capes informou no mesmo dia, também por meio de nota, que aguardava "o posicionamento da polícia britânica e a formalização pelo Itamaraty para providências cabíveis a respeito da repatriação do corpo do estudante, procedimento padrão adotado para esses casos".
| G1 PE |

Secretário de administração do Governo pede exoneração do cargo

Foto: Arquivo da Prefeitura Municipal de S.C.C
Confirmado ao blogueiro Ney Lima neste domingo (30), o secretário de administração da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está mesmo deixando o seu cargo.

Segundo uma informação divulgada pelo próprio Carlos Alberto, o mesmo já pediu exoneração do cargo e esperar ser desligado da entidade em breve.

Religioso, Carlos detém muito prestígio por personalidades de ambos os grupos políticos que atuam no município, sem envolvimento explicito com nenhum deles, exerceu diversas funções ao longo dos últimos anos passando pela Câmara Municipal e chegando até a Prefeitura. De acordo com os que o rodeiam, tudo fruto dos seus próprios esforços profissionais, já que é tido nos bastidores como alguém de extrema confiança.

A motivação para sua saída ainda é uma incógnita, Carlinhos como é conhecido alegou apenas que está deixando o cargo no Governo Vieira por motivos pessoais.

Ciclista santa-cruzense conquista o 1° lugar em Campeonato Brasileiro

Foto: Colaboração/Arquivo pessoal
domingo (30) contou com mais uma grande vitória para o esporte de Santa Cruz do Capibaribe. Após o atleta Ezequiel José conquistar mais uma vez o terceiro lugar na importante Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, o ciclista José Alberto Nunes (Beto Leão) de 34 anos, trouxe para Capital da Moda o troféu de primeiro colocado no Campeonato Brasileiro.

Beto Leão tem somado diversos títulos ao longo de sua extensa carreira como ciclista, o mesmo já conquistou grandes títulos e tem levado o nome de seu município, Santa Cruz do Capibaribe, cada vez mais longe, e é claro, ao lugar mais alto do pódio.

O atleta se preparou bastante para esta competição em específico, e não fez feio na mesma, apesar de alguns contratempos. Um deles foi que o mesmo logo após o início da prova bateu em um animal e ficou desacordado, mesmo assim retomou na prova após acordar e terminou vencendo.
''Quero primeiramente agradecer a Deus, aos meus amigos Robson da Ótica Diniz, William Lojão de Dez e ao pessoal de Lajeado, se não fossem vocês eu não teria chegado até aqui e conquistado esse título Brasileiro, pois me deram todo o apoio para mim chegar até aqui. Minha família que sepre me dá total apoio, ofereço esse título ao meu filho João Lucas que na próxima quarta fará cinco aninhos de idade. Agradeço a todos que torceram por mim'' disse Alberto.

''O perigo do nimesulida''

Após um tempo estamos de volta, com Fé em Deus sempre, e retornamos com mais assuntos importantes sobre Nutrição e Saúde. Desta feita, trazemos breve resumo de publicação sobre os efeitos de um famoso conhecido, o “comprimido Nimesulida”.
Imagens ilustrativas colhidas na internet
O Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não-esteroide (NSAID), autorizado em muitos países para o tratamento de dores agudas e outras estados inflamatórios altamente comercializado no Brasil. Segundo publicações da OMS, o uso demasiado da nimesulida pode representar riscos tóxicos à saúde humana, que estão sob estudo. 

Conforme publicado em reportagem no Jornal Ciência, o medicamento é proibido no Reino Unido e na Alemanha, e já foi retirado de circulação do Canadá, Estados Unidos, Japão, Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suécia. Em maio de 2007, o Irish Medicines Boards (IMB), regulador irlandês, receberam notificações de casos de insuficiência hepática (no fígado) pelo uso do nimesulida. No Brasil, diversos laboratórios produzem o medicamento, sem nenhum tipo de restrição.

"Têm sido relatados, em vários países, casos clínicos em que a hepatotoxicidade associada ao uso de nimesulida ocorreu de forma severa e até fatal, o que fez com que fosse retirada do mercado em alguns países europeus. Os mecanismos envolvidos nessas reações relacionam alterações nos padrões funcionais das mitocôndrias, levando à morte celular hepática. Também foram estabelecidos cofatores tais como pré-disposição genética, doença hepática pré-existente e associação com outros fármacos hepatotóxicos. Embora amplamente comercializada, não foram encontrados relatos de casos documentados no Brasil", relatou Márcio Antônio Rodrigues Araújo, em um estudo denominado "Hepatotoxicidade associada à nimesulida: uma revisão da literatura" para a Revista Brasileira de Farmácia (RBF).
Citada na referida reportagem, de acordo os dados da pesquisa de Márcio Antônio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou cerca de 320 casos de desordens hepato-biliares por conta da nimesulida e principal fator de risco para a hepatotoxicidade é a idade do paciente. No Brasil a falta de registro de ocorrências e sintomas documentados pelo uso do AINES e Nimesulida dificulta os estudos de caso, e o que não significa que não tenham ocorrido e estiveram associados a problemas hepáticos (no fígado) com uso demasiado do mesmo. 

Para termos ideia da importância e cuidados que temos que ter com nossos órgãos vitais, define-se o fígado como a maior glândula do organismo. Constituído por milhões de células, denominados de hepatócitos, apresentam organização espacial característica, em meio a veias, artérias e canais biliares. Cada uma dessas células atua como uma microindústria responsável por uma função específica para a preservação da vida, todas elas essenciais para o funcionamento e equilíbrio do organismo.

Apenas para exemplificar suas diversas funções, além de secretar a bile (auxilia no metabolismo e a digestão das gorduras), cabe ao fígado armazenar glicose e algumas vitaminas, produzir proteínas, como a albumina e as ligadas à coagulação do sangue, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, filtrar micro-organismos que transmitem infecções, e converter a amônia oriunda do intestino em ureia. O fígado é como uma indústria que precisa trabalhar. Estaremos ajudando muito, se não prejudicarmos sua atividade com drogas, uso descontrolado de medicamentos, bebidas alcoólicas e evitando adquirir alguns vírus que possam minar sua resistência (Dr Luiz Caetano – Fonte: DV/2012).

Além de possíveis sobrecargas e males aos órgãos vitais como o fígado, existem classes de droga e medicamentos que levam o ser humano a estado mais sérios e até de risco de morte. Diante do exposto, prevenção é a melhor forma de evitarmos prejuízos maiores à nossa saúde. Cada caso deve ser analisado pelo seu médico. Não apenas o Nimesulida, mas quaisquer medicamentos devemos usá-los sob prescrição e orientação de médico ou profissional de saúde habilitado. Até o próximo artigo!

Helder Viegas
Nutricionista CRN6 10289
 Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com

Atleta santa-cruzense conquista novamente um bom resultado na Meia Maratona Internacional do Rio

Foto: Arquivo pessoal
Na manhã deste domingo (30), o atleta de Santa Cruz do Capibaribe, Ezequiel José voltou a conquistar um excelente resultado na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A corrida que conta com a participação de atletas de todo país e até mesmo do mundo, teve no seu segundo lugar, mais uma vez, o conterrâneo da Capital da Moda.

No ano passado o atleta conquistou este mesmo resultado na Meia, para o mesmo um motivo de grande satisfação na altura dos seus 36 anos de idade. O bom resultado mostra o desempenho positivo do atleta, que mesmo em meio as dificuldades impostas pelo próprio circuito, se superou e trouxe um lugar de destaque para o seu município.
''Estou muito feliz por Deus te me mais uma vez o privilégio de ser o segundo colocado. Nos 5 km da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (sic)'' agradeceu.
Em contrapartida Ezequiel novamente criticou a organização do vento.
''Estou também indignado com a organização do evento, que não teve respeito conosco e não deu a premiação aos cinco primeiros colocados, isso é injusto conosco (sic)'' reclamou.

Após perseguição, ROMUT prende quadrilha com veículo roubado em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Enviada para o whatsapp do Blog Santa-cruzense.
Após mais uma perseguição neste domingo (30), a ROMUT de Santa Cruz do Capibaribe encurralou um veículo (S-10 de cor branca - Placa PGH/8334 - Bezerros-PE) que havia sido tomado de assalto com pelo menos quatro elementos dentro do mesmo. De acordo com as primeiras informações repassadas por um popular, os elementos seriam três homens e uma mulher, os mesmos ainda não foram identificados.

O fato ocorreu na rua Amélia C. Pontes, no bairro Malaquias Cardoso. O grupo estaria tomando como destino a PE-160, na saída do município, quando teriam sido convocados a parar por uma patrulha da ROMUT e então iniciaram uma fuga. Ao entrarem a rua citada foram encurralados pelo efetivo, e respectivamente apreendidos.

Matéria atualizada - 15:48 (30/08/15)

Segundo novas informações o grupo seria composto por quatro adolescentes, os mesmos teriam fugido de uma abordagem como citamos anteriormente, após perseguição foram apreendidos.

A quadrilha permanece na 17ª Delegacia Seccional de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, a disposição do delegado de plantão.

Tragédia

Cabo da PM que já atuou em Santa Cruz do Capibaribe morre após ser atingido por tiro disparado por seu próprio companheiro de plantão

Fotos: Grupo Toritama em Foco/Via Whatsapp
Um plantão de dois policiais militares acabou em morte no Bairro Apipucos, zona Norte do grande Recife. O fato ocorreu na rua João Batista de Rego Barros. O cabo Adriano Batista que já atuou no Batalhão de Santa Cruz do Capibaribe morreu após ser atingido com um disparo de arma de fogo pelo seu próprio companheiro de patrulhamento, o soldado Flávio Oliveira.

Segundo informações repassadas pela própria Corporação da Polícia Militar, o crime teria sido motivo por uma discussão banal entre o soldado assassinado e o cabo, onde os mesmos debatiam sobre cotas raciais e, ao discordar das mesmas, o cabo Adriano estaria voltando para o Batalhão para deixar o soldado Oliveira, em seguida continuaria a patrulha sem a presença do mesmo.

Haviam ainda dentro do veículo a soldada Thaeba de Lima Lemos, esta que presenciou toda a discussão e o crime. Segundo Thaena, durante o percurso de volta o soldado Oliveira disparou um tiro na cabeça do cabo Adriano, com o tiro o mesmo perdeu o controle da viatura em que os três estavam deixando a mesma desgovernada, o veículo chegou a bater em mais dois outros veículos.


O cabo foi conduzido até o Hospital da Restauração (HR) em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu cerca de 40 minutos após o crime. Detido, Flávio Oliveira (o soldado) encontra-se no 11º Batalhão, onde atuava como agente da Lei. Se condenado o soldado irá pegar de 12 a 30 anos de prisão.

O crime chocou Pernambuco, uma morte por motivo fútil, um disparo feito pelo próprio soldado companheiro de patrulha e sem opção de defesa para a vítima.

Em Santa Cruz do Capibaribe, profissionais da área lamentaram a morte do cabo pelas redes sociais, segundo informações Adriano Batista tinha em mente volta a atuar no município.

Secretaria de Cultura está sem verba para festivais

Taquaritinga, Gravatá, Pesqueira e Exu vão penar para bancar atrações sem o Festival Pernambuco Nação Cultural

Apontado pela Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) como um programa que cumpre a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores, costumes, etc, o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) foi abortado nas cidades de Pesqueira, Gravatá, Taquaritinga do Norte e Exu, devido aos cortes orçamentários que a área tem sofrido em decorrência da crise que afeta o País e, em particular, Pernambuco.
Fotos: Costa Neto
O Secretário de Cultura, Marcelino Granja, trata o tema como se não fosse novidade.
“A luta para economizar os recursos não é de agora. Já estamos no mês de setembro, mas o governador (Paulo Câmara) anunciou antes da posse que teríamos um 2015 difícil. As medidas que foram tomadas para fazer economia de despesas foram determinadas no início do ano”, reconhece, em entrevista por telefone ao Jornal do Commercio.
Eventos como o Carnaval, o São João, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Festival de Cinema de Triunfo, o Ciclo das Paixões e o próprio Pernambuco Nação Cultural, que ocorreram com investimentos bem menores que edições anteriores, foram citados como exemplos da contenção nos gastos.
“Toda a agenda cultural do Estado foi mantida, mas com a gente economizando dinheiro”, assegura.
Marcelino exerce a arte da retórica ao dizer que os festivais não foram cancelados pois não foram pactuados com as prefeituras. Na prática, o que ocorre é que a realização de festas tradicionais abraçadas pelo Festival Pernambuco Nação Cultural – a exemplo da Festas das Dálias, em Taquaritinga do Norte; da Renascença, em Pesqueira; da Estação, em Gravatá; e a Festa de Exu, que encerra, em dezembro, o calendário cultural do festival - volta a ser de responsabilidade exclusiva dos gestores municipais.

“Deixamos de ter um conjunto de festivais para implementarmos um programa. Usaremos o nome Programa Nação Cultural, mas utilizando, principalmente, o nome característico da força do próprio local. As prefeituras continuam a realizar as festas – que já aconteciam antes mesmo da implementação do FPNC – e nós garantiremos o apoio a cachês de artistas na programação, na medida dos recursos, que vão apertar”.
A medida reflete na diminuição dos postos de trabalho e palcos para artistas, produtores e equipe técnica pernambucanos.
A argumentação do secretário é de que o momento de crise orçamentária suscitou a implantação da política cultural de “menos shows”, há muito pedida pelos fazedores de cultura pernambucanos: “É preciso diminuir os eventos e dar peso. Essas medidas favorecem a discussão e a transição na medida que não se pode fazer, por restrição financeira, e a gente vai atrás das forma mais sustentáveis.”
| Jornal do Commercio |

PSOL realiza Plenária Intermunicipal em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Bruno Muniz
Na tarde deste sábado (29), o Partido Socialismo e Liberdade realizou uma plenária intermunicipal (Santa Cruz do Capibaribe/Brejo da Madre de Deus) em Santa Cruz. A direção estadual do grupo político enviou um representante oficial para formar as bases nos municípios citados, desta forma, foi escolhida as mesas diretoras de ambas as cidades.

O PSOL santa-cruzense, que certamente lançará pré-candidatos aos cargos de vereadores em 2016 formou uma equipe jovem, porém ativa, para compor a sua base no município.



O presidente do partido em Santa Cruz do Capibaribe, Rodolfo Aragão mostrou uma posição forte em relação a política local.
''A única forma de se mudar o país é por meio da política. Existem dois lados que se ''degladiam'' aqui desde que eu era um ''moleque''. Por isso, escolhi participar deste partido que preza pela ética'' frisou.

Allison Oliveira que ficou posto como o tesoureiro do partido falou sobre o futuro do partido na Capital da Moda.
''Queremos construir algo concreto, com base. Mesmo com a pouca idade que temos, a gente tem também em mente que é necessário trabalhar com os pés no chão, nós temos uma mente aberta, disposição para lutar, mas também estamos com os pés firmados no chão'' repetiu.
''Vamos dar agora um passo à frente, mas sabendo a onde iremos pisar, pois, o PSOL de Santa Cruz, o PSOL de Brejo, o PSOL de São Domingos é um projeto de médio e longo prazo'' finalizou.
O jovem Maciel, presidente no partido em Brejo da Madre de Deus criticou a falta de planejamento por parte dos partidos já estabelecidos.
''Tudo o que o povo passa, é problema político! Estamos vendo ai, essa insegurança, essa seca, isso não é por conta da falta de chuvas não, isso é problema político, falta de planejamento político'' afirmou.
Como haviam simpatizantes e outros não-filiados, foi aberto um espaço para que os mesmos também pudessem se pronunciar de maneira informal, abordando algum tema que fosse relevante para o contexto do evento.

Nesta ocasião alguns abordaram temas mais voltados para questões sociais que estão em baixa, como a desatenção governo para com a saúde, educação e outros segmentos essenciais para uma sociedade organizada. Outros optaram por centrar suas falas mais na situação política dos municípios em questão, onde prevalece o poder político de classes e de heranças partidárias.

Foram eleitos os delegados que irão representar o partido em convenções, e em seguida, por meio do resultado das decisões tomadas ainda na convenção, foram divulgados os nomes que irão compor os diretórios municipais.

Os diretórios ficaram da seguinte forma:

Santa Cruz do Capibaribe: Rodolfo Aragão (Presidente), Rodrigo do PSOL (Vice-presidente), Allison Oliveira (Tesoureiro), Sérgio Alexandre (1º Secretário) e João Paulo (2º Secretário).



Brejo da Madre de Deus: Maciel de São Domingos (Presidente), Senhor Jacinto (Vice-presidente), Iraildo Lopes (1º Secretário), Valdemar Antônio (2º Secretário), Eliandro B. (Tesoureiro) e Clemerson Martins (suplente do tesoureiro).



Fernando e Galego, será que decola?


Os últimos movimentos da oposição em Santa Cruz do Capibaribe, nos leva à crer que dificilmente sairá unida nas eleições municipais de 2016. Apesar de Zé Augusto (PROS) ser apontado como o líder do grupo taboquinha, os sinais é que ele não tem o controle absoluto. 

Muito já se foi tentado, mas até o momento não vemos sinais de sintonia do grupo. Algo fundamental para enfrentar uma campanha onde o concorrente está no cargo. O erro começou desde no início ao lançar duas candidaturas, o que já demonstrou falta de projeto comum para nossa cidade.

Para impor uma candidatura o personagem precisa ter muita credibilidade e principalmente, votos, algo assemelhado com o que Lula fez ao impor o nome de Dilma para presidente, mesmo ela com o perfil de durona, sem carisma e com rejeição dentro do PT e dos partidos da base aliada. O mesmo não se aplica no grupo taboquinha. Além de não está no poder, Zé Augusto tem muita rejeição, mesmo entre a cúpula. 

Zé não queria Fernando, por isso estava à procura de um nome que viesse neutralizar o nome do vereador e reunir o grupo de oposição. Porém o nome de Fernando já vinha sendo trabalhado por mais de um ano, tanto pelos vereadores, como por alguns setores da sociedade. O nome de Cleiton Barboza nem decolou nem uniu o grupo. A opção foi marchar com Fernando e na cabeça de Zé, acomodar seu filho Thallys na chapa majoritária e ainda seu outro filho Augusto, na Câmara. Porém José Augusto subestimou a lealdade de Galego ao grupo e o mesmo se rebelou e não engoliu a “traição”. E apenas com um dia de lançada e chapa Fernando e Thallys, a mesma foi desfeita e Galego substituiu Thallys. 

Não sendo pessimista nem contrário à chapa, acredito que ela ainda pode mudar. Se forem consultar um profissional em marketing político, serão orientados para uma possível mudança, pois como tínhamos falado, essa formação torna a chapa muito pesada, sem carisma e com perfil muito conservador. Só votará os partidários do grupo e para se vencer a eleição é necessário conquistar os votos nos neutros, que não vota por paixão política e sim pelo bem do município. Mesmo com os recentes desgastes no governo Edson Vieira (PSDB), o mesmo ainda é bem avaliado e, para um prefeito não ser reeleito, precisa ter feito um primeiro mandato muito negativo.

| Marciel Aquino |

Transtorno de Personalidade Boderline

Caros amigos,

Vocês já ouviram falar em adolescentes com comportamentos estranhos de se auto mutilar (cortar os braços, barriga e pulsos)? Pois é, pode não ser apenas um ato de rebeldia. Vamos entender melhor estes casos.
O transtorno de personalidade boderline afeta pelo ao menos 2% da população mundial, surge na adolescência e tem sua incidência maior em mulheres. É importante afirmar que antes de ser uma doença, é um transtorno de personalidade, (a personalidade é aquilo que nós somos, nosso jeito de ser).

Sendo assim, as pessoas com este tipo de transtorno se caracterizam com dificuldade de relacionamento, instabilidade de humor, comportamento autodestrutivo, como, por exemplo, cortar os pulsos, sempre motivadas pelo medo da rejeição.

Os indivíduos com este tipo de transtorno não tem identidade definida, não conhecem seus valores e não sabem bem o que querem. Elas constroem relacionamentos intensos, podem amar e odiar uma pessoa em um curto prazo de tempo, basta que esta pessoa não corresponda seus desejos e discordem de suas ideias, razão pela qual acaba afastando os amigos devido a cobrança exagerada que traz como consequência o reforço de sua crença de que “são pessoas rejeitadas”.

Os principais sintomas são: baixa autoestima, oscilação de humor, comportamento auto destrutivo, raiva, tendência ao suicídio, incapacidade de obedecer regras, impulsividade, intolerância a frustração, solidão e medo irreal de ser abandonado.
“Um dos sintomas mais estranhos e também o mais perigosos que caracteriza de fato este tipo de transtorno é a Auto Mutilação. A psicologia analisa este fenômeno entendendo que não é necessariamente uma tendência ao suicídio, mas uma forma de “alívio” ao sentir uma dor física que seja maior que sua dor psíquica.”
As causas que podem desencadear este tipo de transtorno ainda não são bem definidas, porém, tem se percebido na prática clínica que existe uma influência genética associada a vivências traumáticas relacionadas ao ambiente familiar, escolar ou mesmo no trabalho.  O sentimento predominante nesse tipo de pessoa é o vazio e solidão que por sua vez provocam um sofrimento psicológico, porém, existe um detalhe importante, é que raramente manifestam sentimento de culpa ou remorso por parte das pessoas acometidas.

Atenção pais que tem filhos (as) adolescentes, fiquem atentos e os orientem quanto aos perigos deste transtorno, também é importante lembrar que alguns deles podem ter um amigo(a) da escola que está passando por este tipo de problema, sendo assim se faz necessário chegar junto e orientar, pois, muitas vezes estão sofrendo calados e se mutilando sem que ninguém saiba.

O paciente acometido de T. P. Boderline é visto como um caso de urgência! Procure se informar em sua cidade de como viabilizar o tratamento correto o mais rápido possível com bons profissionais. Na maioria dos casos se faz necessário uma consulta psiquiátrica para que haja uma intervenção medicamentosa associado a uma boa psicoterapia.

| Jeysiel Marcos |

Bastidores da Audiência Pública

Público vaia diretor da Compesa e repreende senador Humberto Costa durante audiência pública em Santa Cruz do Capibaribe

Na última sexta-feira (28) o município de Santa Cruz do Capibaribe sediou uma das maiores audiências públicas já realizadas na região do Agreste pernambucano. O evento teve como finalidade debater e encontrar uma solução emergencial para atual crise hídrica que vive o município.

Confira o que ficou decidido na audiência clicando AQUI

Apesar de ter sido bastante produtiva, pois esta era a finalidade da audiência, alguns detalhes não passaram desapercebidos pela equipe do Blog Santa-cruzense.
Fotos: Paulo Pereira Morus
O primeiro deles foi a onda de vaias que recebeu o Diretor Regional da Compesa. Leonardo Selva, mesmo não sendo o responsável pela falta de água que assola o município, teve vaias direcionadas a si pelo público presente que não resistiu. O ato mostrou a insatisfação da população com os serviços prestados pela Compesa também em outras áreas.


O segundo, e talvez o mais cômico de todos foi o recado que um dos integrantes da plateia mandou para o senador e líder do PT no Senado, Humberto Costa. No momento em que era dado andamento ao cronograma da audiência, o senador petista dedilhava o seu aparelho celular, eis então que se levanta um popular e grita em alto e bom som:
''Pare de mexer no celular e ficar conversando, senador! Preste atenção na audiência!''
O fato é claro não passou desapercebido pela imprensa e pelo restante do público que ovacionou o telespectador revoltado. O senador deixou a audiência antes do termino, porém não explicou o motivo.

O popular identificado como Clodoaldo Barros ainda solicitou ao prefeito Edson Vieira (PSDB), que em caso de uma nova audiência pública solicitasse a presença do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).

Distrito pertencente ao Brejo da Madre de Deus registra mais um homicídio

Fotos: Grupo Toritama em Foco/Via Whatsapp
O município de Brejo da Madre de Deus voltou a registrar mais um homicídio na noite da última sexta-feira (28). De acordo com informações da Polícia Militar, o crime que aconteceu na rua Francisco Alves, dentro de um mercadinho no distrito de São Domingos vitimou o senhor identificado como Jeová Trajano de Barros.


Jeová seria pai de um presidiário, o mesmo foi alvejado com diversos disparos de arma de fogo na área da cabeça, caraterística de execução. Jeová Trajano de Barros Filho, o popular ''Jeovarzinho'', filho da vítima tem 26 anos e está encarcerado no Presídio Juiz Plácido de Souza, no município de Caruaru. A polícia ainda não sabe se o crime teria motivação com o proceder errôneo do filho da vítima.

O corpo foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML) no Agreste.