A partir desta sexta-feira (31), quem comprar as denominadas como ''cinquentinhas'' (motocicletas de até 50 cilindradas) já deverá por obrigação emplaca-las, caso contrário as mesmas não terão permissão para sair das lojas, e caso saiam, o proprietário poderá até ser punido judicialmente.
Os ciclomotores serão agora uma responsabilidade do Departamento de Transito (Detran) de cada estado, de forma que os mesmos irão fiscalizar também o pagamento de taxas como o seguro obrigatório DPVAT entre outros.
Em breve uma data será estimada para aqueles que já possuem uma motocicleta desta categoria, para que os mesmos venham à se adequar ao novo regimentos do Detran-PE. Vale ressaltar ainda que apenas pessoas maiores de 18 anos poderão manusear os ciclomotores.
As motos modelos cinquentinha viraram febre em todo o estado, justamente pelo fato de não exigir-se Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se tornou popular entre os jovens. O problema é que este tipo de veículo também tem sido uma constante quando o assunto é acidentes de transito, apesar de não atingirem velocidades consideráveis, as ditas cinquentinhas causam grandes estragos na mão de condutores irresponsáveis que acabam se excedendo em vias públicas. Com a nova medida estimasse que o problema diminua consideravelmente.