Um pasto comunitário, onde qualquer individuo pode colocar seus animais. A tendência é que cada criador coloque mais um animal, mais um e mais um, até o ponto que o pasto entrará em colapso. Onde cada individuo queira melhorar cada vez mais seus ganhos.
A melhor maneira de controlar isso é Administrar ou cobrar, esperar que os indivíduos se auto-regulem, através da educação, consciência, informação, é no mínimo ingênuo. A sociedade sempre conflitará qual a melhor forma de uso de algo que não tenha alguma contrapartida.
Por isso se verifica a grande importância do governo, onde serve de regulador, executor e arrecadando impostos e empregando em benefícios que dificilmente a sociedade conseguiria se organizar em concesso para construir, exemplo uma rodovia.
O sentido de que "o que é público não é de ninguém", prejudica muitas coisas
no ambiente social, e outro pensamento também muito comum no nosso país leva a uma expressão bem conhecida "too big to fail", ou grande demais para falir. Daí sempre levanto a bandeira de que quando é de "graça" compromete o uso.
Por: Romulo Renan
(Todas as opiniões expressas aqui são de total responsabilidade do colunista que a escreveu, desta forma, suas reflexões devem ser atribuídas ao mesmo).