Fotos: Reprodução de arquivo pessoal/Facebook |
Para quem duvidava que ela existisse, a ''Caravana do Cuscuz'' chegou até Santa Cruz no último dia 26 deste mês junino. A primeira edição da movimentação esteve no bairro São Miguel, e, regida pelo médico Francisco Zacarias, visitou diversas residências ouvindo a população.
De acordo com o próprio Francisco, a ideia do movimento é visitar os bairros e saber da população quais são as suas necessidades mais relevantes. A proposta é simples, fazer à todos os moradores a mesma pergunta, ''O que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pode fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro?'' Baseando-se nas respostas, é feita uma avaliação e então, soluções para as mesmas serão debatidas.
No São Miguel, as principais reivindicações dos moradores teriam sido a falta de segurança, falta de médicos e a falta de calçamentos na ruas. Ao final das entrevistas, o cuscuz não poderia faltar, ele que leva o nome da caravana foi servido na residência de um dos moradores.
Mas, e Francisco Zacarias? Após passada a afloração que o trouxe ao meio político de Santa Cruz do Capibaribe (mesmo ele insistindo que não), e mesmo não tendo sido indicado para compor uma chapa pelo grupo de oposição, o médico não aparenta ter perdido o seu gosto de trabalhar pelo povo, fato este que tudo indica o levará para o ano que vem com a imagem ainda de um candidato nato.
O futuro político de Francisco não morreu, e pode estar inclusive, mais perto do que nunca. Em 2016, concorrer a uma vaga para o cargo de vereador, no momento em vive hoje o grupo oposicionista não seria uma ideia ruim para Francisco, ainda mais se olharmos pela vertente de que o mesmo teria o apoio do ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS).
A concorrência para possíveis vereadores no grupo de oposição hoje está muito baixa, poucos nomes fortes, poucos nomes influentes, seria este o momento para Francisco despontar na política local? Isso só o tempo dirá, até termos essa informação concretizada, prossegue a caravana de Francisco Zacarias, ou simplesmente, a ''Caravana do Cuscuz''.
Por: Bruno Muniz