Amanhã (30) se encerra as inscrições para conselheiros tutelares no município de Santa Cruz do Capibaribe. No mesmo dia, serão divulgados os nomes de todos os inscritos até então, onde posteriormente, estes passarão por um curso de capacitação com uma carga de 40 horas.
O Secretário de Planejamento e Gestão do município afirmou que conselheiros com um mandato e meio em exercício não irão poder se candidatar novamente, seguindo então uma regra da Comissão Eleitoral.
A eleição que acontece no dia 04 de outubro, os vencedores da eleição irão atuar pelos próximos 4 anos como conselheiros locais. Vale ressaltar que apenas 5 vagas são disponibilizadas.
Assim como em uma campanha política comum, o processo se dará com algumas regras, uma delas é que a propaganda eleitoral dos candidatos à conselheiros tutelares só podem ser iniciadas no dia 02 de setembro com encerramento no dia 03 de outubro. Em caso de descumprimento desta período, o candidato infrator pode ser penalizado através de denúncias, ou seja, a própria população pode auxiliar a Comissão Eleitoral caso note alguma propaganda fora do tempo estimado.
Ainda nesta pauta é necessário dizer que em casos mais graves o candidato pode perder o direito de levar sua candidatura à diante, ou seja, ela será impugnada. A Comissão Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe fica localizada na Avenida Padre Zuzinha.
A propaganda, quando liberada por ser feita através da internet, panfletos, santinhos, adesivos, cartazes e faixas, desde que todo esse conteúdo siga os parâmetros estabelecidos pela Comissão.
Em alguns municípios, assim como o nosso, a eleição para conselheiros tutelares toma dimensões políticas, a rivalidade entre os candidatos se assemelha a uma eleição para vereador, por exemplo. Já sabendo deste proceder, a Comissão Eleitoral tem em mente uma fiscalização mais intensa afim de coibir possíveis irregularidades que possam vir à prejudicar o andamento das eleições.