$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Condutor perde controle e se acidenta na PE-160


No fim da tarde deste sábado (30), um condutor de uma Hilux perdeu o controle da mesma às margens da PE-160 no perímetro de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as primeiras informações repassadas por agentes de trânsito, o condutor não se feriu gravemente, foi socorrido até o Hospital Raimumdo Francelino Aragão para receber os atendimentos padrões nestes tipo de caso.

Matéria atualizada - 06h (01/06/15)

O condutor da Hilux envolvida no acidente, que devido a motivos de força maior não terá seu nome revelado, foi conduzido até o Hospital Raimundo Francelino Aragão e já foi liberado sem ferimentos graves.

A polícia calculou que devido as recentes chuvas na região o veículo pode ter escorregado na pista molhada e o condutor não conseguiu mais reaver o controle do mesmo vindo a sair na rota assim então acidentando-se.

Ex presidiário é morto a tiros em São Domingos

Nildinho preso em fevereiro de 2013
As primeiras informações que chegam na redação do nosso blog, é que na tarde desta Sexta-Feira (29) mais um crime de morte foi registrado em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

O fato aconteceu por volta das 16:20 da tarde, tendo como vítima Josenildo dos Santos, de 20 anos, conhecido popularmente como "Nildinho", ele foi morto a tiros dentro de uma residência localizada na Rua da Roseira no centro do distrito.

A vitima já havia sido preso, acusado de cometer e participar de vários homicídios na região, dentre eles a morte de "Diguinho" e "Digão".

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Caruaru.

Governo de Pernambuco anuncia concurso público para contratar 3 mil professores


Na última quarta-feira (27), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) autorizou a realização de concurso público para contratação de três mil profissionais da educação. O concurso para professores será realizado ainda este ano e tem como objetivo suprir a demanda em toda a Rede Pública Estadual de Ensino.

As contratações se darão, em sua maioria nas áreas de, Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial, Educação Profissional e Português.

Ainda não foram divulgadas as datas para realização dos concursos.

Itep lança o Edital Itac 2015 para novos empreendedores no Agreste


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital Itac 2015, visando ao ingresso de novos empreendimentos na Incubadora Tecnológica do Agreste Central (Itac), localizada no Centro Tecnológico do Agreste – Rua Dalton Santos, 319, São Francisco, Caruaru. O edital disponibiliza cinco vagas, sendo duas para incubação não residente, duas para pré-incubação e uma vaga para incubação residente. Os projetos deverão ser apresentados conforme modelo eletrônico encontrado no site do Itep (site), a partir de amanhã (29) até o dia 15 de junho. O edital está disponível: Aqui.

O agendamento para apresentação dos projetos pré-selecionados será feito pela equipe da Itac, no dia 16 de junho, por meio de e-mail. A apresentação oral, no dia 17 de junho, será de 15 minutos por projeto. A divulgação do resultado será no dia 19 de junho.

A divulgação do edital em Caruaru está sendo feita pela equipe da Itac nas instituições de ensino superior, orientando professores e alunos, e por meio de atendimento pessoal, no Centro Tecnológico do Agreste.

São áreas de atuação e maior interesse ao programa de incubação ofertado pelo Itep: Tecnologias Ambientais; Agronegócios; Tecnologias na área de Saúde (bioengenharia, engenharia médica); Engenharia de Alimentos/resíduos agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica; Mecatrônica; Metalmecânica; Vestuário, Moda; Design, prototipagem, modelagem; Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação relacionadas com as áreas de interesse deste edital; e Produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE.

Prefeitura abre cadastro para comerciantes no São João da Moda 2015


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe iniciará o cadastro para ambulantes, barracas e vendedores em geral no São João da Moda 2015, na próxima segunda-feira, 1° de junho.

Os interessados devem procurar o escritório do evento, na Avenida 29 de Dezembro, n° 9, no centro da cidade, ao lado da Escola Municipal Ivone Gonçalves Araújo, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

O horário de atendimento é das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 5 de junho.

Com informações da assessoria

IHENE realiza campanha de doação de sangue em Santa Cruz do Capibaribe


No próximo sábado (30), um importante evento em prol da saúde acontecerá em Santa Cruz do Capibaribe. O Instituto de Hematologia do Nordeste (IHENE) irá realizar mais uma vez uma campanha de doação de sangue no município.

Visando a demanda que é instalada durante o período junino, assim como em outras épocas do ano, como por exemplo o carnaval, a ideia é provocar o doador para reforçar o banco regional de sangue e suprir as necessidades do estado durante os festejos de São João.

Em Santa Cruz, a coleta acontecerá à partir das 8h e ai até às 16h. A unidade móvel para receber os doadores será instalada próximo à Praça de Alimentação da cidade, ou simplesmente no conhecido Monumento Bíblico.

Requisitos

- Apresentar documento de identificação com foto no ato da coleta

- Não ter histórico de doenças contagiosas (como hepatite e AIDS entre outras doenças transmitidas através do contato sanguíneo)
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter entre 18 e 65 anos

Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Na tarde da última quinta-feira (28), mais uma sessão planária foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, os vereadores votaram importantes projetos para o município e fizeram uso da tribuna.

Confira na integra os principais trechos dos discursos dos vereadores (a ordem do uso da tribuna se deu por sorteio).


Pipoca (PMN)

O vereador Pipoca fez um balanço sobre a viagem à Brasília, juntamente aos vereadores que compõem a Comissão especial de convivência com a seca e gestão de recursos hídricos.
“Eu confesso que voltei de Brasília um pouco triste, mas bastante consciente do nosso trabalho. Estivemos na Capital Federal, onde fomos recebidos no Ministério da Integração Nacional e o que foi nos passado não é nada muito animador, porém não podemos baixar a cabeça e seguirmos na nossa luta, porque água é essencial para a nossa sobrevivência, tanto pessoal como também para o nosso desenvolvimento, pois a nossa indústria precisa de água”. 
O vereador finalizou seu discurso enaltecendo o trabalho da comissão, a qual ele preside e demonstra preocupação quanto a falta de água em Santa Cruz do Capibaribe.


Zezin Buxin (PSDB)

O vereador Zezin Buxin deu início ao seu discurso falando sobre o trabalho que a Comissão especial de convivência com a seca e gestão de recursos hídricos, sobretudo, pela viagem que foi feita à Brasília, onde todos os parlamentares que fazem parte dessa comissão, que foram recebidos pelo Ministério da Integração Nacional.
“Nós estivemos em Brasília e fomos recebidos pelo Secretário Geral do ministro e posteriormente fomos ao gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho, onde observei uma foto da presidente Dilma com dedicatória ao senador, e eu até brinquei com o senador dizendo que ele use esse prestígio para interceder pelo nosso município, a fim de que possamos ter água para nossa população”.

Zé Minhoca (PSDB)

Quando o vereador Zé Minhoca faz uso da Tribuna sempre traz discursos pertinentes a sua atuação enquanto parlamentar. No discurso na reunião desta quinta-feira (28), Zé Minhoca relatou sobre a sua viagem a Brasília.
“Acho que a visita ao Ministério da Integração Nacional foi frustrante, porque lá ficamos sabendo que a obra do Sistema Camevô são de 34 km de tubulação até a barragem do Prata e que já tem 14 km concluídos. Restando apenas 20 km e o ministério relatou que não vai concluir porque falta dinheiro, obra esta tão importante para Santa Cruz do Capibaribe. Engraçado que eles nos dizem que falta dinheiro para esta obra que vai beneficiar diretamente o nosso povo, mas enquanto isso, gastou-se bilhões de reais construindo arenas para a copa do mundo e que hoje não serve para nada. Melhor que tivessem pegado este dinheiro e construído hospitais e escolas, que o nosso país anda tão carente".

Fernando Aragão (PROS)

O vereador falou da ida da comissão a Brasília em busca de soluções para seca que afeta o município.
“Nós temos que ir a Compesa, presidente temos que botar o projeto debaixo do braço e ir. Se a gente não pressionar os senadores nós vamos ficar para trás. É preciso que nós façamos nossa presença, nós somos homens públicos. Nós não temos o direito de que escolher o que é bom para nós... nós temos que escolher o que é bom para o povo. Alguns até zombam de nós, dizem que fomos passear.... Mas não sabem o quanto é humilhante ir e ficar esperando horas e horas num aeroporto como ficamos. Eu acredito que no Brasil, essas coisas só vão acabar quando começarmos a nos preocupar com educação. Vou continuar lutando, vou continuar buscando e apesar de tudo, a única esperança para nós ainda é a transposição do Rio São Francisco”.

Afrânio Marques (PDT)

O discurso do vereador Afrânio Marques também foi voltado a viagem à Brasília, junto com a Comissão especial de convivência com a seca e gestão de recursos hídricos. Essas idas nossas aceleram o processo, mas não nos iludimos por soluções imediatas.

Vejam, pois quando chegamos a Recife, nos foi informado que a saída seria a concretização do Sistema Camivô. Chegamos em Brasília e tivemos respostas semelhantes. Lá no Ministério, na ida a Brasília, o Dr. Osvaldo foi muito claro que o que tem de concreto para o Nordeste seria a obra da Transposição do Rio São Francisco.

O que propagava-se era que a partir do ano de 2016 a população teria água em suas torneiras. E Dr. Osvaldo foi muito taxativo quando falou que as obras do canal do Agreste só seria possível dentro desses 4 ou 5 anos, digo água do Rio São Francisco.

O vereador Afrânio finalizou seu discurso relatando estar ciente do seu trabalho e da luta do seu grupo que tem como líder o prefeito Edson Vieira.


Galego de Mourinha (PTB)

Com um discurso crítico, o vereador Galego de Mourinha falou sobre a administração municipal, onde relatou alguns problemas como a falta de Raio X no Hospital Municipal em que segundo o vereador, a prefeitura ainda não comprou alegando sobre a falta de arrecadação municipal.
“A prefeitura alega baixa na arrecadação e agora fala-se em que a câmara ajude a comprar esse aparelho, no entanto o que se faz são contratos em que observa-se que não se tem tanto cuidado em economizar como se fala. Porque ficamos sabendo de uma garagem alugada na Vila do Pará pela prefeitura e esta garagem está servindo para guardar o carro do proprietário”.

Ronaldo Pacas (PSDC)

O vereador Ronaldo Pacas fez um discurso enfatizando o trabalho da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, onde destacou as ações desenvolvidas pela gestão municipal, principalmente pelo Secretário de Serviços Públicos, Junior Gomes.

Ronaldo falou ainda sobre seus Projetos de Lei, onde segundo ele beneficiam diretamente a população da Capital das Confecções. O vereador finalizou seu discurso destacando as críticas que a oposição sempre faz a gestão vieira, mas que de acordo com ele, a gestão tem sido exitosa.
“Quando a gente critica, cabe a gente mostrar o ônus da prova”.

Francisquinho (PSDB)

Senhor presidente, a minha pauta era outra, mas quando vejo o vereador Galego de Mourinha vir a esta tribuna falar da administração feita pelo nosso prefeito, onde vejo Galego falar nessa tribuna já como vice-prefeito.

O vereador Francisquinho deu continuidade ao seu discurso relatando sobre a ida dos vereadores e do prefeito à Brasília.
“Ora, a gente fica cobrando e vemos que a Compesa muitas vezes não está nem aí. Vemos canos estourados por aí, a população cobrando e a Compesa não faz. É preciso que o Ministério Público intervenha, temos que trazer esse presidente para que ele se explique, porque ficamos indo lá, essa comissão indo a Recife e sendo enrolados”.

Ernesto Maia (PSL)
“Temos uma reunião muito interessante. Onde tivemos declarações muito fortes, a primeira do vereador Galego de Mourinha e a segunda do vereador Francisquinho, onde ele admite que a Compesa tem problemas e o chefe da Compesa é o governo. Mas, o ponto do meu discurso hoje é o fato da licitação dos coffee break, onde estivemos indo atrás dessa licitação e nunca nos foi entregue. Inclusive o Ministério Público está preparando documento onde recomenda que seja disponibilizado o acesso imediato aos vereadores. E nos informou que no dia 12, um dia antes da gente ir a prefeitura, o procurador da prefeitura, Josebergue Alves, nos disse que já teria enviado a Câmara de Vereadores”.
De acordo com o vereador, já existe indícios de a oposição pedir a formatação de uma CPI para analisar o processo de licitação dos bolos.


Luciano Bezerra (PR)

Em seu discurso, o vereador Luciano Bezerra teceu elogios ao Prefeito Edson Vieira e toda sua equipe, em atender mais um pedido de seu gabinete, desta feita a construção da Praça Maria Nogaia na Rua Tomé de Souza.
“Fiquei surpreso com o ofício que os Vereadores Ernesto Maia e Carlinhos da Cohab encaminharam para Controladoria, não sabia que os nobres colegas eram advogados. Isso sim, é uma conduta ilegal, é por isso que o Vereador Ernesto não tem moral alguma para falar de fraude, quando ele e o Vereador Carlinhos, tentam se passar por advogados para obterem informações nos órgãos públicos. Quero deixar um aviso para todos os servidores públicos, não se intimidem quando os Vereadores Ernesto Maia e Calinhos da Cohab chegarem se passando por advogados, e exigindo que vocês emitam declaração, eles não são advogados”.

Dida de Nan (PSDB)

O vereador Dida de Nan discursou dando ênfase a várias ações desenvolvidas pela prefeitura municipal, através de suas secretarias, sobretudo, a Secretaria de Serviços Públicos, onde de acordo com o vereador, essa secretaria tem dado toda atenção ao trabalho de infra estrutura na cidade, tanto na Zona Urbana como na Zona Rural.
“Vendo esse trabalho, e ver o vereador Galego de Mourinha vir a esta Tribuna critica essa gestão exitosa, isso não pode acontecer, porque o povo está vendo o trabalho que é desenvolvido”.
Dida de Nan falou em seu discurso sobre a ida da comissão especial de convivência com a seca e falou que a resposta que trouxeram de Brasília não foi nenhuma novidade, porque segundo o vereador, nada pode ser feito.
“Eu tenho dito nesta tribuna que temos que ter poços artesianos, falei sobre dois poços que existem em Mossoró, a fim de que possamos conviver com a seca”.

Narah Leandro (PSB)

A vereadora Narah iniciou seu discurso parabenizando a todos os moradores da Cohab, bairro no qual ela reside, pelas festividades na comunidade, onde a mesma aproveitou para destacar as ações que o Bairro está recebendo da prefeitura como a retirada da ''favelinha'' da COHAB, a revitalização da academia das cidades, a construção do Canal, a pavimentação da Olavo Bilac, duas praças e o canteiro central da avenida.
“Agradecemos aqui em nome de toda a comunidade e desde já renovamos o compromisso com o povo do Polis Pacas, onde estaremos nos próximos dias realizando as ações de pavimentação já reivindicada pelos moradores aos quais e informo aqui que tive reunião essa semana com o comandante Reinaldo e com o delegado regional Dr. Júlio Porto, sobre o problema de insegurança no nosso bairro solicitei mais ronda e mais presença policial para dar mais sossego e segurança de fato aos moradores”.
A vereadora finalizou seu discurso falando de outras obras desenvolvidas pela gestão de Edson Vieira.
“Mas quero senhor presidente hoje aqui destacar o próximo desafio da gestão empreendedora do nosso prefeito Edson Vieira, o prefeito que construiu o calçadão Miguel Arraes para o povo. O prefeito já enviou pra câmara, foi aprovado A central de Feiras e Mercados um projeto de 800 mil reais, que irá agregar o açougue, o mercado de farinha e as feiras livres naquele terreno nas margens da PE 160, do antigo matadouro”.

Deomedes Brito (PT)

O vereador Deomedes Brito falou da sua ida a Brasília, junto com a comissão de combate a seca. Uma coisa que eu acho curioso em tudo isso é que quando a coisa dá certo é o governo do estado, mas se dá errado a culpa é do governo federal.

A Compesa tinha que ter feito um projeto de emergência, aí fomos a Brasília e chegamos lá não existia esse projeto. Eu como vereador do PT falei lá para o ministros e senadores.
“Vejam nosso município, uma cidade que emprega milhares de pessoas, porque Dilma deve muito ao nordeste, então esperamos que vocês olhem pra Santa Cruz”.

Vânio Vieira (PSDB)

Um dos discursos mais esperados, o vereador Vânio Vieira, aproveitou a tribuna para fazer críticas sobre esse caso da licitação, onde o mesmo destacou que é preciso ter transparência em todos os trabalhos públicos.
“Eu me lembro muito bem que no ato da eleição para presidência desta casa eu perguntei ao Professor Afrânio se o mesmo iria fazer uma gestão diferente e como o mesmo não me respondeu, naquele momento eu votei contrário ao senhor”.
O vereador finalizou o seu discurso onde fez duras críticas a gestão municipal.

Com informações da assessoria | Fotos: Bruno Muniz

Prefeitura de Taquaritinga do Norte lança Edital para Concurso Público



Entre os dias 29 de maio a 12 de julho de 2015 serão aceitas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, no Estado do Pernambuco, que será de responsabilidade do Instituto ADM&TEC.

Interessados em participar podem se inscrever pelos sites: www.pmtaqdonorte.com.br e www.admtec.org.br ou no Terminal de Atendimento (no Centro Comercial Demétrius Paes de Andrade, situado à Rua Aluisio Silvino, S/N – Centro, Taquaritinga do Norte, Pernambuco). Conforme constado no edital, a prova será aplicada no município de Taquaritinga do Norte/PE, possivelmente no dia 02 de agosto de 2015.

Para maiores informações, consulte o edital completo disponível no site do município de Taquaritinga do Norte/PE, do Instituto ADM&TEC e na página do Diário Oficial dos Municípios.

Saiba tudo sobre a eleição para conselheiros tutelares em Santa Cruz do Capibaribe


Amanhã (30) se encerra as inscrições para conselheiros tutelares no município de Santa Cruz do Capibaribe. No mesmo dia, serão divulgados os nomes de todos os inscritos até então, onde posteriormente, estes passarão por um curso de capacitação com uma carga de 40 horas.

O Secretário de Planejamento e Gestão do município afirmou que conselheiros com um mandato e meio em exercício não irão poder se candidatar novamente, seguindo então uma regra da Comissão Eleitoral.

A eleição que acontece no dia 04 de outubro, os vencedores da eleição irão atuar pelos próximos 4 anos como conselheiros locais. Vale ressaltar que apenas 5 vagas são disponibilizadas.

Assim como em uma campanha política comum, o processo se dará com algumas regras, uma delas é que a propaganda eleitoral dos candidatos à conselheiros tutelares só podem ser iniciadas no dia 02 de setembro com encerramento no dia 03 de outubro. Em caso de descumprimento desta período, o candidato infrator pode ser penalizado através de denúncias, ou seja, a própria população pode auxiliar a Comissão Eleitoral caso note alguma propaganda fora do tempo estimado.

Ainda nesta pauta é necessário dizer que em casos mais graves o candidato pode perder o direito de levar sua candidatura à diante, ou seja, ela será impugnada. A Comissão Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe fica localizada na Avenida Padre Zuzinha.

A propaganda, quando liberada por ser feita através da internet, panfletos, santinhos, adesivos, cartazes e faixas, desde que todo esse conteúdo siga os parâmetros estabelecidos pela Comissão.

Em alguns municípios, assim como o nosso, a eleição para conselheiros tutelares toma dimensões políticas, a rivalidade entre os candidatos se assemelha a uma eleição para vereador, por exemplo. Já sabendo deste proceder, a Comissão Eleitoral tem em mente uma fiscalização mais intensa afim de coibir possíveis irregularidades que possam vir à prejudicar o andamento das eleições.

Secretária de Cidadania e Inclusão Social informa sobre programas e serviços sociais


A secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, esteve divulgando informações sobre programas e serviços da sua pasta oferecidos à população do município. O recadastramento de 2015 do Programa Bolsa Família, a emissão de Carteiras de Trabalho e Identidade, foram os principais assuntos tratados na manhã de entrevistas.

Recadastramento 2015 do Programa Bolsa Família

A gestora do Bolsa Família, Gabriela Rocha, também participou da divulgação e informou que os beneficiários do programa que estão recebendo avisos, por meio de carta ou no extrato do benefício, deverão comparecer a sede do Bolsa Família para realizar o recadastro.

Na primeira etapa, que vai até o próximo mês de junho, será realizada apenas a revisão cadastral das pessoas notificadas, e em um segundo momento, o recadastramento dos demais beneficiários.

O Programa Bolsa Família fica situado na Rua Maria Francisca da Silva, n° 132, bairro Santo Antônio, próximo ao campo do Ypiranga. O funcionamento de segunda a quinta-feira é das 8h às 15h, e às sextas-feiras vai das 8h às 12h. Dúvidas pelo telefone 3731-3963.

Emissão de Carteira de Trabalho

A secretária de Cidadania e Inclusão Social Alessandra Vieira falou sobre o problema nacional para emitir Carteira de Trabalho e a conquista da emissão de dez carteiras por dia, a partir do dia 08 de junho, na Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe.
“Com as mudanças no processo de emissão de Carteira de Trabalho, que receberá uma nova versão de sistema informatizado, as cidades de todo o país que não possuíam um posto do Ministério do Trabalho, não puderam mais emitir o documento. Tendo em vista a grande necessidade desse serviço para os trabalhadores de Santa Cruz do Capibaribe, que tinham que se dirigir a Recife ou Caruaru para emitir o documento, a Prefeitura Municipal, através de um pedido junto ao Governo do Estado, conquistou a emissão de dez Carteiras de Trabalho por dia”, comemorou Alessandra.
A Agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe está funcionando de segunda à sexta-feira, na Rua Maestro Alexandre, nº 93, Bairro Nova Santa Cruz, no horário das 7h às 13h.

Emissão de Carteira de Identidade

O município de Santa Cruz do Capibaribe emite 20 Carteiras de Identidade por dia, através de um sistema de atendimento agendado, as pessoas que necessitarem emitir o documento não irão mais enfrentar filas.

O serviço está funcionando na sede do Programa Bolsa Família.

Com informações da assessoria

Pernambuco institui nova política de incentivo à preservação ambiental

Foto: Arnaldo Vitorino (20/05/15)
O Governo enviou à Assembleia Legislativa, na última terça-feira (26), um projeto de Lei instituindo uma nova política de estímulo à preservação ambiental. Pioneira no Nordeste, a iniciativa propõe um novo modelo econômico para Pernambuco, que vai gerar receitas para quem proteger o meio ambiente. Com a medida, qualquer cidadão que preservar os recursos naturais poderá ter acesso a um incentivo financeiro por parte do Estado. O governador Paulo Câmara assinou a matéria em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Além de estabelecer a nova política para o segmento, o projeto de Lei também cria um programa e um fundo estaduais de pagamento pelos serviços ambientais. Ainda de acordo com a matéria, estão previstas a catalogação das áreas de preservação do Estado e o desenvolvimento de um sistema de informações; ambos serão utilizados para agilizar a concessão de licenças ambientais. Dessa forma, as empresas que tiverem interesse em se instalar em Pernambuco não vão perder tempo com estudos em áreas não permitidas.
"O que estamos fazendo desde janeiro nada mais é do que dar sequência à visão da importância de termos um desenvolvimento sustentável cada vez mais presente em nossas ações. Um desenvolvimento que olhe para o aspecto econômico, mas que seja aliado do social e mantenha o meio ambiente protegido", argumentou Paulo Câmara.
O governador afirmou que as ações do Estado estão sendo desenvolvidas a partir de um "novo olhar". "Um olhar para a energia limpa; para a conservação do nosso meio ambiente. Eu tive a satisfação de implementar políticas que facilitam a atuação dos empreendimentos, mas que, ao mesmo tempo, mantêm o controle", pontuou Câmara, salientando que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) preza por empreendimentos que invistam com responsabilidade.
O valor do incentivo pago pelo Estado será proporcional aos serviços prestados, levando em consideração a extensão e características da área preservada e as ações que serão realizadas. Para ter direito ao benefício, será necessário fazer a inscrição do projeto de preservação no programa, respeitando o edital que será lançado pela pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenadora de todo o processo. A prioridade será das áreas que, por critérios técnicos e legais, tais como o tamanho, status de conservação e regime de uso, sejam mais amplos em termos de conservação.

Marina Silva destacou que as medidas anunciadas vão contribuir para o crescimento do Estado. "Nessa lógica, pagando pelos serviços ambientais, utilizando com inteligência e sabedoria os recursos naturais, vamos poder criar novos produtos e novas ocupações. O desenvolvimento sustentável não é a proteção do verde pelo verde. O desenvolvimento sustentável é termos a capacidade de pensar os aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. Na questão econômica, é juntar economia com ecologia, transformando vantagens comparativas em competitivas", assegurou.

A ex-ministra também elogiou a atuação de Paulo Câmara. "É inteiramente compatível ter um jovem governador trabalhando a agenda histórica da dinâmica econômica, social e cultural do seu Estado; mas com uma visão antecipatória, que já consegue enxergar quais serão os nichos para novos investimentos", considerou Marina Silva.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, "será cada vez mais lucrativo proteger a natureza em Pernambuco". O gestor explicou que os recursos para a viabilização do programa serão oriundos dos acordos de compensação ambiental, que são os valores pagos pelas empresas que provocam algum tipo de impacto na natureza. "O Fundo Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais já começa com um investimento de R$ 5 milhões", adiantou Sérgio.
Ainda em seu pronunciamento, o governador destacou a sua preocupação com o futuro de Pernambuco. "Eu tenho duas filhas, uma de dez e uma de seis anos, que estão cada vez mais conscientes a partir das atividades escolares. Eu, como governador de Pernambuco, quero acelerar esse processo, deixando um Estado muito melhor para as futuras gerações. Um Pernambuco que gera emprego, renda, que seja socialmente justo, e, acima de tudo, um Pernambuco que cuida do meio ambiente e vê o futuro do País e do Mundo de maneira muito responsável", afirmou Paulo Câmara.

CENÁRIO NACIONAL - Antes da solenidade, o governador recebeu Marina Silva em seu gabinete, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta da conversa, o cenário nacional em seus aspectos políticos e econômicos. Para Câmara, ele e Marina convergem em diversos aspectos.

"Marina tem uma visão crítica em relação ao que está sendo feito hoje. Nós concordamos em muitos aspectos. Acreditamos que o Brasil precisa reagir e buscar mais investimentos para diminuir o desemprego. Pernambuco tem sido o Estado mais afetado com a desmobilização de obras federais, principalmente no entorno de Suape. Foram mais de 50 mil postos de trabalho fechados só no primeiro quadrimestre. Então, a gente tem trabalhar. Fazer os ajustes necessários, além de contribuir para os que precisam ser feitos no âmbito federal. Mas também cobrar reação da União em relação às políticas econômicas, para, principalmente, estabilizar o desemprego no País", argumentou Paulo Câmara.

Com informações da Secretária do Governo

Menor de Santa Cruz do Capibaribe morre durante rebelião na Funase em Caruaru

Foto: Divulgação/Via Whatsapp (Grupo Blog Santa-cruzense)
Na última quarta-feira (27), durante a noite, mais uma rebelião tomou conta da Funase no município de Caruaru. Na ocasião, dois adolescentes foram mortos e pelo menos nove ficaram feridos.

Maurício Manuel dos Santos (17) e Talmir ALves Cavalcanti (16) foram mortos a golpes de faca. Maurício, conhecido popularmente como ''Lalinha'', que antes de ser internado na Funase residia no Bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe, teve a sua cabeça decepada por outros internos, a mesma foi arremessada para fora por sob o muro da unidade.

Uma equipe de policiais esteve no local e controlou a rebelião, de acordo com a assessoria da polícia, diversas armas foram apreendidas com os menores, facões, punhais, canivetes, entre outras armas artesanais.

O motivo pelo qual a rebelião teria sido iniciada ainda não foi divulgado.

Maioria dos deputados federais pernambucanos são favoráveis ao distritão

Antes de mais nada, você sabe o que é considerado como Voto Distritão?

DISTRITÃO

Acaba o quociente eleitoral e os mais votados são eleitos, ou seja, seria uma eleição majoritária, como para presidente. Cada estado vira um distrito eleitoral. No caso de vereador, seria o município. O eleitor vota em um nome em seu distrito. Os mais votados são eleitos. A crítica é que as cadeiras são preenchidas sem considerar os partidos, o que poderia encarecer as campanhas individuais, enfraquecer as legendas e as minorias.

Pois bem, se dependesse dos deputados federais de Pernambuco, ou pelo menos da maioria deles, o distritão seria o nosso novo sistema eleitoral. No total, 13 de 23 votaram favoráveis. Para muitos cientistas políticos, o distritão é considerado um ''retrocesso político'', já que consiste em eleger diretamente os mais votados.

O distritão não passou pela aprovação de maioria da Câmara, para decepção do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB).

Confira abaixo a lista das votações dos deputados federais de Pernambuco:

Irmã Dalva recebe título de cidadã santa-cruzense


A conhecida Dalva da Creche e Dalva do Sopão, a cidadã Josefa Dalva Araújo dos Santos, Irmã Dalva, agora é cidadã de Santa Cruz do Capibaribe, de fato e de direito.

Através de projeto de resolução protocolados pelos vereadores Junior Gomes e José Elias Filho, a senhora Dalva foi homenageada na noite da última quarta-feira (27), na Câmara de Vereadores, onde em Sessão Solene, presidida pelo Vereador Ronaldo Pacas, entregou-lhe o Diploma de Cidadã Santa-cruzense.

A Sessão contou com a presença de vários vereadores e da Secretária de Inclusão Social, Alessandra Vieira, em reconhecimento ao bom trabalho social desenvolvido na Capital das Confecções pela irmã Dalva.

Com informações da assessoria

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fim da reeleição

Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.
“O entendimento da nossa bancada é que [a reeleição] foi um instrumento que não se mostrou produtivo para o nosso país”, disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Sistema FIEPE promove 1º Fórum de Soluções para Indústrias do Agreste


Nesta quinta-feira (28), o Sistema Fiepe promove o 1º Fórum de Soluções para Indústrias do Agreste. A iniciativa é direcionada aos gestores do setor de vestuário na região. Os interessados devem confirmar presença até amanhã, 27 de maio, através do telefone (81) 3722-5667 ou pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br. O evento será realizado na Unidade Regional Agreste da Federação, localizada na Rua Padre Félix Barreto, nº 79, no bairro Maurício de Nassau.

O Fórum Setorial tem o objetivo de apresentar soluções customizadas para as indústrias de vestuário do Agreste nas áreas de gestão, desenvolvimento, educação, inovação, produtividade, capital humano, saúde e vida saudável. A ação atende as particularidades das empresas participantes, formulando respostas para os problemas encontrados no cotidiano pelos donos ou administradores de negócios. O segmento foi escolhido devido à representatividade do Polo de Confecções do Agreste na produção nacional. Posteriormente, outros segmentos serão contemplados.

De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (SINDIVEST-PE), o Polo de Confecções do Agreste representa nove por cento da produção nacional. Atualmente, estima-se que 12.000 empresas integrem o conjunto. Diante do cenário de retração da economia, a expectativa para o setor é otimista, com desempenho seis por cento melhor que o nacional. O fórum se apresenta como oportunidade para alcançar esta e outras metas do setor.

O Sistema Fiepe é composto por quatro órgãos vinculados: Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI); Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL) e Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (CIEPE).

Idoso tem cartão de aposentadoria clonado em banco de Santa Cruz do Capibaribe


O idoso Damião Bruno da Silva, que é aposentado e reside em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, teve o seu cartão de aposentadoria clonado no último dia 29 de abril.

De acordo com informações do próprio idoso, o mesmo que recebe a sua aposentadoria todo dia 30 do mês, assim como é de costume ele teria ido até a Agência do Banco do Brasil que fica no Centro de Santa Cruz do Capibaribe, onde teria constatado que o seu salário já havia sido retirado, um dia antes em uma agência situada no município de Caruaru.

Ainda segundo Damião, de R$ 780,00 restaram apenas R$ 08,00. O mesmo foi instruído para prestar queixa na delegacia de Santa Cruz, o mesmo agora aguarda providências das autoridades.