$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Santa Cruz: Criança de apenas dois anos é atingida na cabeça com uma bala perdida

Na noite desta quinta-feira (30), uma criança de dois dois anos foi atingida por um tiro na cabeça. Segundo populares, o disparo que teria atingido a criança foi proveniente de uma tentativa de homicídio, ou seja, bala perdida.

O crime aconteceu na Rua Francisca Ramos, no Bairro Bela Vista. Lauane Souza da Silva foi levada para o Recife, onde recebe atendimento médico, o estado da criança é grave.

Além da criança, um homem de 42 dois anos ainda teria sido atingido com um tiro de raspão.

ATUALIZAÇÃO - 10h (01-05-15)

A notícia que chega até a redação do Blog Santa-cruzense, é que infelizmente a garotinha atingida com um tiro na cabeça na última quinta-feira não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

O corpo de Lauane foi encaminhado ao IML, e provavelmente chegará à Santa Cruz do Capibaribe hoje à tarde.

Eduarda Alves é a vencedora da promoção ''Eu faço parte, eu acesso''

Encerrada hoje (30) a promoção do Blog Santa-cruzense, ''Eu faço parte, eu acesso'', contou com diversos participantes. O sorteio foi realizado às 15h desta tarde, o vencedor foi a leitora Eduarda Alves, a mesma ganhou um jantar especial com direito a um (1) acompanhante.
O jantar acontecerá no próximo dia 30 do maio, em um renomado restaurante do município, na ocasião estarão presentes, os colunistas do blog, além de colaboradores e autoridades locais.

(Por motivos de ordem, o local onde será realizado o jantar não será divulgado previamente, tendo em vista que o mesmo não teria capacidade de receber mais pessoas que o número já estimado).

Abaixo, os participantes da promoção podem conferir os seus respectivos ''ID's'' de participação, cada link corresponde a imagem do leitor que participou.

Para a realização do sorteio, um único vídeo foi gravado. Na ocasião, até a ID do leitor que foi sorteada era desconhecida para os que realizaram o sorteio, tendo em vista que, só é possível conferir a imagem após reinserir o link na internet. Justamente optamos por uma forma de sorteio mais complexa para evitar rumores que colocassem em questão a seriedade do sorteio.


Para esclarecimentos de dúvidas, o leitor pode entrar em contato conosco.

Um vídeo mostrando todo o processo do sorteio será publicado aqui no blog e em nossas redes sociais em breve.

CCJ dá aval a PEC que permite a estados criarem municípios

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) a admissibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere da União aos estados a prerrogativa para criar novos municípios.

Ao analisar a admissibilidade, a CCJ avaliou se o texto não fere a Constituição. Agora o teor da proposta deverá ser analisado por uma comissão especial, que ainda será criada. Em seguida, o texto terá de ser votado  no plenário da Câmara e do Senado.

O tema da criação de municípios foi alvo recentemente de dois projetos de lei aprovados no Congresso, mas que acabaram vetados pela presidente Dilma Rousseff.

O primeiro, em novembro de 2013, foi recusado pela presidente sob o argumento de que as novas regras gerariam aumento de despesas para a União. A base aliada no Senado elaborou, então, um novo texto, em acordo com o governo federal, tornando mais rigorosos os critérios para a emancipação de municípios.

O texto foi aprovado pelo Congresso, mas, quando chegou à mesa da presidente, em agosto de 2014, foi mais uma vez vetado integralmente.
Atualmente, a Constituição determina que a criação de municípios seja feita por meio de lei estadual, mas regulamentada por lei complementar federal, com a definição de critérios e limites.

Salgueiro perde pênalti e pressiona, mas Santa Cruz segura empate em 0 a 0 no Sertão

Placar deixa título em aberto para última partida no Arruda, no próximo domingo

SALGUEIRO - A primeira final de Campeonato Pernambucano disputada no interior do Estado não teve grito de gol. Envolvido positivamente no clima da partida, que mudou a rotina da cidade, o Salgueiro pressionou, mas não conseguiu levar uma vantagem para o jogo de volta ao ficar no 0 a 0 com o Santa Cruz, nesta quarta-feira, no Cornélio de Barros. Melhor para o tricolor, que agora vê o apoio mudar de lado. Domingo, tem a seu favor um Arruda lotado, que pode presenciar o quarto título coral em cinco anos ou uma inédita conquista do interior. Quem vencer, leva a taça. Empate leva a decisão para os pênaltis.

Com as duas equipes começando a decisão com cinco jogadores no meio de campo e apenas um atacante, o primeiro tempo foi de muita disputa, lances ríspidos, mas de poucas chances reais de gol. Porém, tendo o apoio da sua torcida que ocupou todos os seus espaços no Cornélio de Barros, o Salgueiro foi um pouco melhor. E só não desceu para o intervalo na vantagem por conta de um pênalti desperdiçado aos 39 minutos.

Autor dos dois gols sobre o Sport que encaminharam a classificação do Carcará para a inédita final, ambos em cobranças de penalidades, dessa vez o zagueiro Rogério Paraíba mandou na trave o grito de gol da torcida sertaneja. No único momento da etapa inicial onde a torcida do Santa fez mais barulho que os expectadores locais. Além desse lance, cada equipe teve apenas mais uma chance clara de abrir o placar.

A primeira do lado do Santa, com Emerson Santos entrando livre, frente a frente com Luciano, mas chutando nas mãos do goleiro do Salgueiro, um dos destaques desse Estadual. Lance semelhante ao perdido pelo experiente Lúcio, que também de frente com Fred, tentou encobrir o goleiro coral, facilitando a defesa.

No intervalo, o locutor oficial do estádio pedia a todo momento para a torcida não deixar de apoiar o time e lembrava da chance real do Salgueiro ser o primeiro campeão do interior. Como trilha sonoras, músicas de exaltação ao Carcará e o mantra do “eu acredito”. Dentro de campo, nenhuma mudança para a etapa final, com os donos da casa sendo mais perigosos, jogando sempre nas costas da defesa coral

Acreditando na vitória, o técnico Sérgio China abriu mais sua equipe, colocando em campo o atacante Jefferson Berger na vaga do volante Vítor Caicó. Do lado do Santa, Ricardinho fez o oposto ao colocar o volante Édson Sitta na vaga do meia Guilherme Biteco. A pressão do Carcará, no entanto, não mudou. Aos 24 minutos, após uma dividida entre Berger e o goleiro Fred, Lúcio aproveitou o rebote e chutou para Renatinho salvar quase em cima da linha, na última grande chance da partida. Tudo em aberto.

Câmara dos Deputados quer tornar Lei sujeito à pena de prisão para quem maltratar cães e gatos

Foi aprovado na última quarta-feira (29) pela Câmara dos Deputados, um projeto de Lei que torna crime sujeito a pena, a ação de maltratar cães e gatos.

O Projeto de Lei 2833/11, se aprovado agora pelo Senado, prevê pena de 1 à 3 anos de prisão para quem atentar contra a saúde ou integridade física dos animais em questão. Em caso de rinha de cães, o tempo de reclusão poderá ser de 3 á 5 anos.

A ação tem em vista reduzir o número de incidentes envolvendo animais domésticos, algo que tem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Ativistas defensores dos animais comemoraram a aprovação, e torcem agora, para que a Lei não esbarre no Senado.

Alguns deputados disseram ser inviável a Lei, tendo em vista que os maus tratos contras cães e gatos são frequentes, o que pode gerar uma super lotação de presídios e penitenciárias.

PE-90 é interditada por sulanqueiros: Comerciantes cobram mais efetivo e segurança nas PE'S

Imagens: Autor desconhecido | Via: Whatsapp (Grupo Vertentes é Notícia)
No início da manhã desta véspera de feriado (30), um protesto promovido por sulanqueiros do polo das confecções interditou parte da PE-90, nas imediações do município de Vertentes.

Segundo informações do nosso correspondente em Toritama, Hiago Soares, a movimentação se deu por uma insatisfação dos sulaqueiros com a segurança pública. Ainda de acordo com informações, o número de assaltos aos comerciantes tem aumentando nas vias que cortam o Agreste pernambucano, e por parte das autoridades competentes, pouco tem se feito.
Pneus e restos de tecidos foram usados pelos protestantes para atearem fogo interditando a via, o tráfego de veículos está comprometido neste momento.

Um dos protestantes informou via whatsapp, que apenas ambulâncias circularão pelo local.

Nosso correspondente continua apostos, em breve mais informações.

Nota aos leitores do Blog Santa-cruzense

Caros leitores, informamos que como previsto, o encerramento da promoção ‘’Eu Faço Parte, Eu Acesso’’ acontecerá amanhã (quinta-feira 30), às 15h.

Após o encerramento da promoção, nós iremos separar todos os participantes, e um vídeo será produzido para mostrar o processo de sorteio, isto para que não haja nenhuma suspeita de algo não verídico.

Apenas o ganhador será informado sobre o dia, local e horário do jantar, tendo em vista que não queremos causar tumulto no dia do evento, evento este que será reservado à colunistas e colaboradores.

Lamentos novamente, o fato de não ser viável um evento com a presença de todos, infelizmente isso geraria gastos fora do padrão de normalidade, por tanto, impossível para nós no momento.

Desde já agradecemos a todos que participaram, e desejamos boa sorte. Outras promoções virão, e queremos sempre contar com você leitor.

Bruno Muniz | Diretor do Blog Santa-cruzense

Prefeito e vereadores solicitam explicações da Compesa sobre problemas da seca e do abastecimento

A polêmica da divulgação do mapa de abastecimento de água na região Agreste de Pernambuco, em que aparece Santa Cruz do Capibaribe com apenas dois dias com água e 28 sem água, rendeu uma reunião de representantes da Compesa com o prefeito Edson Vieira, presidente da Câmara, Professor Afrânio Marques e os vereadores Helinho Aragão, Fernando Aragão, Pipoca, Zezin Buxin, Ronaldo Pacas, além do Diretor de Agricultura, Lenildo Araujo.

A reunião aconteceu com o Coordenador de Produção Regional, João José da Silva, Agente de Saneamento, Romeu Leite, Coordenador Regional, Luiz Filipe de Souza e com o Coordenador Técnico, George Ramos, que estiveram na manhã desta quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores para discutir junto aos vereadores e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe os problemas oriundos da estiagem que assola toda região, mais especificamente, a questão do abastecimento de água no município.

O líder do legislativo, Professor Afrânio Marques, apresentou uma matéria veiculada no Jornal do Comércio, onde no texto fala que o rodízio será de 15 em 15 dias e no mapa, veiculado no mesmo jornal, apresenta 28 dias. O presidente insistiu na questão dos critérios que é dividido o rodízio entre as cidades.
“A gente não pode depender de alternativas paliativas. O que eu acho fantástico é a Compesa estudar essa forma de interligar os sistemas para não deixar uma região com água e outra não. É preciso que a Compesa tenha medidas eficazes para resolver a demanda da população. O que eu quero saber é qual a previsão concreta de uma alternativa de chegada de água para a gente?”, questionou Afrânio.
Cobranças e sugestões do prefeito e dos vereadores

Os vereadores e prefeito questionaram os representantes acerca da problemática e os mesmos tiraram todas as dúvidas que foram levantadas, como, por exemplo, a dúvida do prefeito Edson Vieira e de Fernando Aragão, que perguntaram sobre a viabilidade da perfuração de poços artesianos nas margens do Capibaribe.

O prefeito Edson Vieira sugeriu que seja formada uma comissão para cobrar do presidente da Compesa, Ricardo Tavares, um volume maior de água para a cidade, sugestão que foi muito bem aceita por todos os vereadores presentes. Ao término da reunião, o prefeito e os vereadores fizeram uma pauta com reivindicações, onde a qual foi entregue aos representantes da Compesa, para que os mesmos entreguem aos seus superiores.

Outra sugestão, é que o prefeito solicitou, junto ao presidente da Câmara e demais vereadores que todos se unam para que participem da Marcha dos Prefeitos que vai acontecer em Brasília, para aproveitar a oportunidade e procurar os gabinetes dos deputados e senadores que tiveram votos em Santa Cruz do Capibaribe e cobrar ações mais concretas para a cidade.
Informações da assessoria

Padre acusado de pedofilia na Paraíba, é encontrado morto em Bezerros, a suspeita é de suicídio

Fotos: Extraídas de Redes sociais
Na última terça-feira (28) um fato chocou os habitantes do município de Bezerros no Agreste pernambucano. A morte do Padre Adriano José tomou conta não só das redes sociais, mas foi pauta das conversas em quase toda aquela cidade ao decorrer do dia.

Adriano que era sacerdote do município de Jacaraú, na Paraíba, estava licenciado de suas funções já há alguns meses, o motivo seria uma intensa depressão que foi causada após o mesmo passar por um processo envolvendo acusações de escândalos com pedofilia.
Após estes fato, Adriano teria se mudado para Bezerros, estava hospedado na residência de sua mãe, onde foi encontrado morto pela mesma. A polícia não soube informar o real motivo para a morte do padre, entretanto a maior suspeita é que o mesmo tenha cometido suicídio, como apontam as investigações. Adriano teria sido encontrado dentro de seu quarto e não havia vestígios de que outra pessoa estivesse entrado no local além dele mesmo.

Em uma mensagem postada em uma rede social, momentos antes de morrer, um relato que preocupou amigos e parentes, Adriano postou que estaria saindo do ‘’ar’’ por uns tempos, e que por tanto não responderia mensagens de amigos naquela rede social, o mesmo ainda especificou que estaria passando por um momento delicado de sua vida.

O corpo do padre foi velado na manhã desta quarta-feira, por voltas das 8h na Igreja Matriz de São José.
Por: Bruno Muniz | Blog Santa-cruzense

Blogap promoveu amplo debate sobre Reforma Política

Fotos: Bruno Muniz
Na manhã desta quarta-feira (29) um importante evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. O debate sobre reforma política promovido pelos Blogueiros Associados do Agreste de Pernambuco (BLOGGAP), surgiu à partir de um consenso entre os blogueiros na pessoa do presidente Marcondes Moreno, tendo em vista ser um assunto atual e de extrema relevância para a sociedade e o Agreste como um todo.

Hoje muito se fala em reforma política, mas dificilmente o assunto é posto em pautas e amplamente debatido, o evento de hoje foi construído em cima desta necessidade, promover a discussão produtiva entre políticos, imprensa e população no geral.
O Dr. Emídio Duarte (Membro da Comissão Eleitoral da OAB-PE) e o advogado Bernardo Filho foram os encarregados de palestrar no evento, ambos trouxeram bastante conteúdo para o contexto em que se baseou o debate.

Participantes do debate ressaltaram a importância de eventos voltados para assuntos desta natureza. Para a imprensa, abre-se um novo portal no tempo que será marcado como um marco de avanço político e democrático não só no município, mas em toda região.

Em pouco tempo de fundação, a Blogap já tem buscado evoluir, promovendo oportunidade de diálogo entre sociedade e poder público, levando ainda informação e serviços de utilidade pública para todas às classes da sociedade civil.
Por: Bruno Muniz/Blog Santa-cruzense

Comissão aprova permissão para vestibulando ter acesso às notas das provas

Foi aprovado na última terça-feira (28) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto de Lei que permite que todos os vestibulandos tenham acesso às notas das provas e também à ordem de classificação no exame vestibular, isso se aplica a se o candidato tenha sido classificado ou não.

O projeto segue agora para análise do Senado.

Caso seja aprovado, e em caso de descumprimento por parte das instituições que realizam os vestibulares, os mesmos poderão responder a pena para o crime que será de reclusão de dois à oito anos, ou ainda o pagamento de multas.
Por: Bruno Muniz/Blog Santa-cruzense

''Fala Cidadão'' abrirá espaço para diálogo entre governo e população


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe abriu um nova forma para diálogo entre poder público e cidadãos. A ação consiste no contato direto entre ambos, isso se dará por meio de ligações telefônicas, SMS e aplicativos.

A ideia consiste justamente em encurtar o espaço entre a prefeitura e a população, este programa foi denominado de ''Fala Cidadão''.

Nas opções disponibilizadas, é possível que a população faça reclamações, pedidos e até mesmo sugestões para os receptores do programa que irão então repassar as reivindicações para os representantes de cada setor, estas petições serão respondidas em até 30 dias se forem feitas por meio de SMS ou pelos meios disponibilizados.

É possível ainda, que vídeos e imagens sejam anexadas pelos usuários do programa.

Serviço
Os atendimentos estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

Fones: (81) 9398-2129 / 9732-8637

No Agreste, Santa Cruz do Capibaribe é o município mais afetado com racionamento de água

Foto: Divulgação Compesa
Devido à estiagem que chega ao quarto ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) preparou calendários rigorosos com vários dias sem abastecimento em localidades do Agreste para, no mínimo, os próximos quatro meses. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (23) e serve para Bezerros, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

Veja a tabela:
O cronograma deve valer a partir do dia 1º de maio e é uma ação protetiva para a Barragem de Jucazinho, uma das que abastecem os municípios relacionados, a fim de que não entre em colapso. O reservatório possui capacidade para 327 milhões de metros cúbicos de água. Em abril do ano passado, estava com 30% disto e, no momento, abriga pouco mais de 25,7 milhões - isto é, 7,8%. Diante da realidade, segundo a assessoria de imprensa da Compesa, foi feito planejamento com base em dados da Agência de Águas e Clima (Apac), que prevê precipitação abaixo ou na média para este inverno.

O problema é tamanho que até a vazão da água será diminuída. "Decidimos ser transparentes, avisar à população sobre a gravidade da situação e ao mesmo tempo pedir o seu apoio para a necessidade do uso racional da água", declarou Roberto Tavares, presidente da Compesa, por meio da assessoria de imprensa.

Cerca de 850 mil pessoas serão afetadas.

Variação entre municípios

Santa Cruz do Capibaribe é o município mais afetado: já recebe água em dois dias e tem o intervalo de 28 dias sem. A assessoria da Compesa, no entanto, comunica que este caso é diferente: o reservatório de Poço Fundo, destinado ao abastecimento local, era pequeno e secou, mesmo com racionamento. A medida adotada é a de levar para lá a água de Jucazinho, situado em Surubim, a mais de 60km. O departamento ainda comunica que existe a intenção de diminuir o tempo de espera para 15 dias.

Ainda entre os maiores intervalos, há os destinados a Toritama (dois dias com e 12 sem serviço), Gravatá e Bezerros (ambos: dois com e 10 sem). Isso enquanto um terço dos municípios terá três com e seis sem. Já na cidade Caruaru o abastecimento ocorrerá de forma diferenciada entre os bairros: 60% deles ficarão quatro dias com água e três sem, enquanto 40% terão fornecimento em três dias e estarão quatro sem. A companhia explicou ao G1 que tais diferenças no fornecimento ocorrem devido a vários fatores, como o tipo da de rede distribuição e a topografia.

O cronograma de cada localidade estará disponível no site oficial da Compesa nesta segunda-feira (27). Caso a população perceba que não houve o cumprimento, pode acionar a instituição pelo telefone 0800-081-0195, de orelhão ou telefone fixo, ou 0800-081-0185, que atende a chamadas de celular.
Informações do G1 PE

Não foi só Santa Cruz: Quinze cidades do Agreste e Mata Sul debatem redução de dias nos festejos juninos

Foto: Imagem ilustrativa
A crise que assola todo o país afetou diretamente os repasses para as prefeituras em praticamente todos os estados brasileiros. Em Pernambuco, prefeituras já anunciaram redução nos dias de festejos juninos, outras estudam esta possibilidade.

Nesta quarta-feira (29), diversos representantes de municípios do Agreste e Mata Sul se reuniram com o intuito de debater os período de festejos deste ano.

Os municípios de São Joaquim do Monte, Bezerros, Quipapá, Camocim de São Félix, Sairé, Bonito, Belém de Maria, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cupira, Lagoa dos Gatos, Panelas, Jurema e Barra de Guabiraba estudam diminuir consideravelmente a quantidade de dias de festa em virtude do São João.

Na última terça-feira, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) anunciou por meio de nota que reduziria cerca de 8 dias nas comemorações do São João no município.
Por: Bruno Muniz/Blog Santa-cruzense

Em depoimento, Costa diz que Eduardo da Fonte o procurou para tratar de propina

Foto: Assessoria
Em depoimento na Justiça Federal, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás reafirma delação e detalha encontro com senador tucano.

Em depoimento nesta terça-feira, 28, na Justiça Federal em Curitiba, base das investigações da Operação Lava Jato, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa disse que o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) o procurou para tratar de propina envolvendo os rumos de uma CPI que investigava a estatal petrolífera. Primeiro delator do esquema de corrupção desbaratado pela Lava Jato, Costa disse que R$ 10 milhões foram repassados ao então presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra – morto em março de 2014.
“Fui procurado, não me recordo exatamente se foi em 2009 ou 2010, pelo senador Sérgio Guerra, no Rio de Janeiro, junto com o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE)”, relatou Paulo Roberto Costa na audiência em que depôs simultaneamente em cinco ações penais da Lava Jato, todas relativas ao cartel das empreiteiras que teriam assumido o controle de contratos bilionários da estatal.
Costa prosseguiu.
“O Eduardo da Fonte me ligou, disse que queria ter uma conversa comigo e marcou uma reunião em um dos hotéis lá da Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). Para surpresa minha, eu nunca tinha tido relacionamento nenhum com o Sérgio Guerra, o senador estava lá.”

“Isso resultou, se não me engano, em duas ou três reuniões. O pleito do senador era que se repassasse para ele um valor de R$ 10 milhões para que não ocorresse ou não progredisse ou não tivesse consequências uma CPI da Petrobrás neste período.”
O ex-diretor afirmou que o doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato, não participou do pagamento. A empreiteira Queiroz Galvão teria ficado responsável pelo repasse.
“Depois da terceira reunião, eu fiz um contato com a Queiroz Galvão, e a Queiroz Galvão honrou esse compromisso e foi pago. Não sei qual porcentual que foi para Sérgio Guerra, se teve porcentual para Eduardo da Fonte. Mas foi pago R$ 10 milhões para o senador nesse período”, afirmou o delator.
Na semana passada, o delator foi condenado pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundos de desvios de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no município de Ipojuca, Pernambuco – emblemático empreendimento da estatal petrolífera alvo da Operação Lava Jato.

Em Santa Cruz, Ministério Público oficializa novo regimento para funcionamento de bares

Tendo em vista fortalecer o combate à venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, o Ministério Público de Santa Cruz do Capibaribe por meio dos Promotores Dra. Natália Campelo, Dra. Bianca Stella e Dr. Iron Miranda oficializaram uma determinação judicial para funcionamento de bares no município.

À partir de agora, os bares em Santa Cruz do Capibaribe e imediações só poderão funcionar das segundas às quartas-feiras, com o horário já estimado de até 24h e das sextas-feiras à domingo, até às 2h.

Os estabelecimentos comerciais serão amplamente fiscalizados pelas autoridades locais, além de apoiados pelos membros do Conselho Tutelar. Os que descumprirem com as normas do Ministério Público serão penalizados com o pagamento de multas, podendo ainda ser interditado/ou fechado o estabelecimento infrator.

O conselheiro tutelar Eliel Antonio falou ao Blog Santa-cruzense sobre o posicionamento do Ministério Público;
''Infelizmente, nossos adolescentes e até crianças tem utilizado álcool cada vez mais cedo. Uma medida como esta, vem ao encontro do que o Estado Brasileiro e as famílias buscam, a fim de preservar nossas crianças e evitar que elas estejam expostas aos riscos que a bebida ocasiona em suas vidas'' pontuou.

Resumo do Legislativo Santa-cruzense (28/04/15)

Na tarde desta terça-feira (28), mais uma sessão plenária foi realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, na ocasião importantes projetos foram votados para com o município. A tribuna da Casa José Vieira de Araújo ainda foi usada pelos vereadores de ambas as bancadas.

Separamos abaixo, trechos dos principais discursos da tarde, confira:
Afrânio Marques (PDT)

O vereador Afrânio Marques iniciou seu discurso fazendo um convite aos colegas vereadores para participar de uma reunião amanhã (29), com os diretores da Compesa, para que eles possam explicar melhor o calendário, assim como também uma reunião com o prefeito na quinta-feira (30), para ver a questão do terreno da ASCAP.

Afrânio destacou a viagem que o prefeito Edson Vieira fez a Brasília e conseguiu mais benefícios para Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador deu continuidade ao seu discurso falando sobre a crise que assola o país, e falou sobre a necessidade de todos unir esforços para entender os efeitos que a crise causa. Afrânio finalizou seu discurso convidando a todos para a entrega dos certificados da conclusão do curso de informática do Cidatec, que vai acontecer às 19 horas, no dia 7 de maio.
Francisco Ricardo (PSDB)

O vereador Francisquinho usou a tribuna da Câmara de Vereadores falou sobre a corrupção, onde de acordo com ele, foi institucionalizada no Brasil pelos governos do PT.

Francisquinho continuou seu discurso falando sobre os efeitos da crise, onde ele relata que a política do PT não é para a nação, mas para obter mais poder sobre a nação.
“Eu me recordo e Santa Cruz se recorda quando o Deputado Sílvio Costa disse que encaminhou 300 mil reais para a Campanha de Prefeito, onde os vereadores Fernando Aragão e Galego de Mourinha foi às rádios dizer que não recebeu nenhum centavo e que isso é caixa 2, e na época eu parabenizei os dois vereadores pela postura em ir desmentir o deputado”.
Helinho Aragão (PTB)

O jovem vereador petebista deu início ao seu discurso registrando a importância do evento da pedalada, promovido pela Ascont, onde ele parabenizou a entidade pela ação, em levar os participantes para conhecer o local aonde será construída a sede própria da entidade.

Helinho continuou seu discurso falando sobre a relevância de se discutir a problemática da seca.
“Senhor presidente, quero dizer que foi muito importante o senhor convocar essa reunião com os diretores da Compesa para eles explicar a questão do rodízio. Vemos que o calendário foi distribuído de forma a ser observada, porque outras cidades, como Gravatá, que tem o mesmo porte de Santa Cruz e está com mais dias com água do que a nossa cidade. É preciso discutir isso de forma a entender como vai ficar a distribuição de carros pipa em Santa Cruz do Capibaribe”.
Ernesto Maia (PSL)

O vereador Ernesto Maia fez um discurso analítico sobre a gestão do governador Paulo Câmara (PSB), onde segundo ele, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e sua bancada não tem tanto prestígio como se divulgava, pois a primeira ação do governador, foi retirar de Santa Cruz do Capibaribe para a cidade de Caruaru.

O vereador Ernesto Maia deu continuidade ao seu discurso falando sobre a gestão de Edson Vieira, onde de acordo com ele, tem alguns problemas.
“Nós votamos as contas do ex-prefeito Toinho do Pará e eu alertava que o atual prefeito tem os mesmos problemas. O que a gente ver é que se reclama muito dos erros da gestão de Toinho do Pará, mas os mesmos erros se repetem. Essa semana, por exemplo, postaram fotos da Rua Maria Lira de Moraes, onde vemos o mesmo alagamento, erro da gestão de Toinho do Pará que se repete agora na gestão de Edson”.
Pipoca (PMN)

O discurso do vereador Pipoca foi baseado em uma decisão da prefeitura em reduzir os dias dos festejos juninos, devido a crise que assola todo Brasil.
“Eu lembro que no ano passado, nós tivemos um dos maiores São João da região e os vereadores da oposição criticaram. Hoje, em uma atitude corajosa e responsável do nosso prefeito Edson Vieira, em reduzir os dias do São João, a oposição vem criticar sobre isso, mas é preciso entender que diante de uma crise dessas, obras que beneficiem a população”.
Pipoca continuou seu discurso falando sobre a entrega de mais duas ambulâncias ao SAMU.

O vereador falou ainda de temas diversos como a questão da sugestão da Campanha para a economia de água, por parte dos moradores, além de fazer um registro sobre a participação da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos, na cidade do Recife.
Zé Minhoca (PSDB)
O vereador Zé Minhoca fez um registro sobre a dificuldade que as pessoas de nossa cidade têm em realizar consultas durante o dia e por isso solicitou que seja visto a possibilidade de os PSFs e AMEs abrir a noite para atende a população.
“Eu protocolei requerimento onde solicito ao prefeito Edson Vieira, extensivo ao Secretário Breno Feitosa, no sentido de estender o horário de atendimento dos PSFs e AMFs até as 0:00hs para atender a massa dos trabalhadores de Santa Cruz que não dispõe de tempo durante o dia para tratar de problemas de saúde. Isso já acontece na cidade de Patos-PB e em Arapiraca - AL. Fiz um requerimento ao Exmo sr. Dr. Juiz para quando proferir penalidade a quem cometer crime de menor potencial ofensivo, prestar serviços na AME Infantil, da Luísa Mendes'' pontuou.
Profissionais como Pedreiros, pintores, eletricistas e auxiliares de serviços gerais pagariam suas penas, prestando serviços para o bem da coletividade. Por último registrou dois votos de aplausos.
Vânio Vieira (PSDB)

Vânio Vieira deu início ao seu discurso falando sobre uma visita que fez ao Bairro do Santo Agostinho, onde observou que existe a obra da quadra que fica por trás do colégio e que hoje está tomado por lixo.
“O telhado do colégio daquela localidade acabou-se, tenho certeza que quando chove a laje infiltra água. Pude observar também que o colégio é um criatório de mosquito da dengue. É preciso que o pessoal da prefeitura, através dos agentes de endemia, faça uma visita a fim de solucionar este problema. A população cobra, porque o descaso é grande. Em caso das obras concluídas todo mundo da prefeitura aparece para ver, mas quando não é concluída, ninguém comparece para ver, sequer como está”.
Zezin Buxin (PSDB)

O vereador Zezin Buxin falando sobre a importância da união em prol de buscar benefícios para Santa Cruz do Capibaribe, sobretudo, no que diz respeito a questão da seca.
“Nessa questão da água, falta planejamento. É importante a adutora, é importante a transposição. Mas, é preciso observar que quando se faz essas autoras, está sempre se transportando água das mesmas fontes. É preciso fazer mais represas, mais reservatórios. O que falta é planejamento e faz-se necessário que nos unamos para cobrar mais dos nossos políticos superiores. Eles precisam nos ouvir e levar em conta o que a gente diz. Vamos nos unir, deixar para trás questões político partidárias e irmos em busca de ações benéficas para nossa população”.
O vereador finalizou seu discurso justificando a questão da obra da quadra do Santo Agostinho, onde relatou que a prefeitura está fazendo sua parte, pois de acordo com o vereador, a culpa é da construtora que abandonou a obra.



Fernando Aragão (PROS)

Fernando Aragão analisou o problema da falta de água, que segundo ele é uma questão de muito tempo. O vereador falou sobre a reunião que os diretores da Compesa farão na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (29).
“É importante essa comissão da Compesa vir aqui se reunir conosco, mas é preciso que nós nos unamos para ir a Recife cobrar do presidente da Compesa uma resposta satisfatória sobre esse calendário onde se coloca 28 dias sem água e 2 com água para uma cidade da importância de Santa Cruz do Capibaribe”.
O vereador continuou seu discurso fazendo uma crítica ao ex-deputado federal José Augusto, onde de acordo com o parlamentar deixou de colocar verba para Santa Cruz do Capibaribe e foi colocar na cidade de João Alfredo.
“Zé colocou uma perfuratriz em João Alfredo, e deixou de colocar em sua cidade, que diga-se, em João Alfredo, Zé não teve nenhum voto. Por causa dessas picuinhas políticas, quem perde é o povo de Santa Cruz do Capibaribe”.
Dida de Nan (PSDB)

O vereador Dida de Nan discursou sobre o seu trabalho juntamente a sua bancada, onde tem desenvolvido ações relevantes para a comunidade que gosta de esporte, sobretudo, as pessoas da Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe.

Dida relatou em seu discurso sobre as reclamações e cobranças pelas pessoas que vivem na Vila de Poço Fundo, quanto a questão da falta de segurança.
“Eu quero dizer que todas as vezes que fui procurado busquei requerer junto ao prefeito e aos órgãos competentes para solucionar os problemas. Quero agradecer ao comandante da Guarda, Martins, ao comandante do 24º BPM e também ao nosso prefeito Edson Vieira, que uniram esforços e hoje as duas vilas têm segurança'' disse o vereador.
Ronaldo Pacas (PSDC)

Ronaldo Pacas fez um discurso com embasamento no seu trabalho, aproveitou para de público ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Júnior Gomes, pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da secretaria.
“É bom quando a população faz seus apelos e vamos lá e conseguimos resolver junto com os órgãos competentes”.
Ronaldo falou ainda sobre a gestão municipal, onde destacou o trabalho do prefeito Edson Vieira.
“O SAMU recebe 50 mil e 900 por mês, é o que o Governo Federal repassa para que seja mantido o funcionamento do SAMU, com 19 profissionais que lá estão, além da manutenção das ambulâncias. O prefeito mostrou que só a folha de pagamento ultrapassa os 130 mil reais e hoje a prefeitura entra com mais de 80 mil reais só para manter o SAMU em funcionamento na cidade”.
Zé Elias (PTB)

O vereador Zé Elias fez um discu
rso com ênfase em seu papel de vereador, que é cobrar e fiscalizar. O parlamentar falou sobre as inúmeras ações que têm cobrado e que tem sido atendido.
“Eu não venho aqui unicamente com a questão de elogiar o prefeito, mas é preciso que o mesmo seja reconhecido pelo seu trabalho juntamente a sua equipe. Quero dizer que quando o governo atende um pedido do vereador Zé Elias, ele está beneficiando o povo e esta semana fiquei muito feliz em ver mais uma obra concretizada por um pedido meu, que foi o calçamento da Rua Manoel Marques da Silva, Bairro Rio Verde'' frisou.
O vereador finalizou seu discurso falando cobre a entrega das ambulâncias do SAMU, onde ele destacou que mesmo sendo do Governo Federal, é preciso que a prefeitura tenha projetos e arque com os custos de manutenção das mesmas.
Galego de Mourinha (PTB)

O vereador Galego de Mourinha falou sobre a questão da seca, parabenizou o presidente da Câmara, Afrânio Marques pelo trabalho em buscar reunir os diretores da Compesa com os vereadores, assim como também elogiou os colegas de bancada Fernando Aragão e Helinho Aragão, pela preocupação com a seca.
“Nós temos que discutir esse problema, porque não é fácil o que estamos vivenciando, sobretudo, os mais carentes da nossa cidade, porque sabemos que todos os açudes que nos abastece estão em colapso”.
Galego de Mourinha finalizou seu discurso falando sobre a arrecadação municipal e criticou a gestão municipal, quando segundo o vereador, na Vila do Pará, os alunos estão sem ter aula por causa de carros quebrados.
Luciano Bezerra (PR)

O vereador Luciano Bezerra fez um discurso com base nos problemas que a falta de nomes de ruas e a falta de correção nos CEPs para as ruas da cidade.
“A gente precisa em um primeiro momento aprovar os nomes de ruas e depois repassar para os correios. Em um segundo momento, que esses novos loteamentos não enviem nomes de ruas para a Celpe sem colocar o nome das ruas”, disse.
Luciano continuou seu discurso falando sobre a atitude do prefeito Edson Vieira em enxugar a programação junina a fim de economizar recursos, devido a crise pela qual todo Brasil passa e que a prefeitura municipal possa continuar fazendo os investimentos necessários para o desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador informou em seu discurso que a Administração Municipal irá contratar um escritório de advocacia para garantir o recebimento de recursos que não tiveram liberação por parte do Governo Federal.
Carlinhos da Cohab (PSL)

O vereador Carlinhos da Cohab falou sobre os discursos de outros vereadores, onde todos parabenizaram o prefeito pelo corte no número de dias dos festejos juninos. De acordo com o vereador Carlinhos, a prefeitura quer economizar, mas que, no entanto, acontecem licitações para coffee break.
“Enquanto o povo está passando necessidade por falta de remédios e o povo da prefeitura tudo comendo tortas, refrigerante, salgadinhos”.
O vereador fez duras críticas a gestão municipal e finalizou seu discurso relatando que a Casa de Apoio, tem dificuldades em manutenção da casa para as pessoas que precisam da casa quando viajam ao Recife, falando que a cidade está um descaso.
Deomedes Brito (PT)

Deomedes Brito iniciou seu discurso falando sobre os problemas da seca, onde destacou a importância de se trabalhar unidos, independente do partido político, porque o que está em jogo é o bem estar do povo.

Deomedes falou sobre a questão de se pensar em novas estratégias para amenizar os efeitos da seca.
“Todo mundo só fala na transposição do Rio São Francisco, e às vezes o que eu falo, muita gente não dar importância por ser eu quem falo. Mas, essa transposição eu já falava há algum tempo e hoje eu quero dizer que temos outras possibilidades de transportar água e amenizar a seca em nossa região”.
Deomedes finalizou seu discurso falando sobre a questão da discussão no Congresso Nacional sobre a terceirização, que de acordo com ele, representa um grande risco para todos os trabalhadores.
Narah Leandro (PSB)
''Senhor presidente trago a essa tribuna um assunto de interesse de todos os santa-cruzenses o Transporte publico de passageiros no município de Santa Cruz do Capibaribe. 
A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento de desenvolvimento urbano que tem o objetivo de integrar os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade que garante os deslocamentos das pessoas e cargas no território do Município. 
O objetivo da Mobilidade é contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições de desenvolvimento urbano. Não vou colocar uma Lei nessa casa porque esta já existe desde 2011, Lei que institui o sistema de transporte publico de passageiros no município de Santa Cruz do Capibaribe, mas que não foi regulamentado pelo prefeito da época. Mas quero aqui reiterar com os estudantes que me procuraram que vamos lutar junto ao prefeito Edson Vieira para que ele regulamente a lei 1.964/2011.
E autorize o processo licitatório de concorrência publica para que o povo de Santa Cruz tenha o direito ao acesso ao transporte público à população. Para finalizar quero registrar que na semana que vem Santa Cruz do Capibaribe ira sediar mais uma vez um grande encontro de conselheiros tutelares e de Direitos com o tema do abuso e exploração sexual, o meu companheiro conselheiro tutelar Laercio Glicério está mobilizado na realização desse importante encontro desse mal que assola a nossa sociedade. Estamos juntos em defesa da criança".
Informações da assessoria/Imagens Paulo Pereira e Bruno Muniz