Por inúmeras reportagens publicadas em revistas de saúde e em sites do gênero, observando que algumas dessas publicações com embasamento científico outras nem tanto, publicamos aqui um top 5 - alimentos que realmente há comprovação científica nutricional, em seus efeitos no consumo humano para diminuição da gordura corpórea.
1 - Chia
A semente possui um combinado de fibras e gordura do tipo ômega-3 (gordura boa e vital ao organismo). Observando que tais componentes são importantíssimos para dieta de emagrecimento, pois as fibras auxiliam de forma direta elevando nossa saciedade (estado de satisfação alimentar, ou seja, com menos apetite, vontade de comer, satisfeito, diminuindo assim a vontade de comer além). Já o famoso ômega 3, segundo estudos influi em mecanismos cerebrais que podem também reger o apetite.
A pimenta possui nutrientes e antioxidantes importantes para o organismo, como as Vitaminas A, E e C, além de princípios ativos como capsaicina e piperina, a fruta é muito rica em ácido fólico, zinco e potássio.
Elas ajudam a emagrecer pois são consideradas alimentos termogênicos, ou seja, elevam a queima de calorias/gordura do organismo. Além disso, há indícios de que seus compostos são capazes de facilitar a digestão, proteger o organismo contra alguns tipos de câncer e reduzem os níveis de colesterol, principalmente o colesterol ruim (LDL). Atentando, porém, que quando consumida em excesso, podem comprometer a saúde do aparelho digestivo, e portadores de gastrites, úlceras, ou hemorroida devem evitar.
3 – Aveia
Riquíssima em fibras deve fazer parte do nosso dia a dia, consumida de diversas formas em nossa cozinha. Em vitaminas, com frutas, em sopas, em papas com leite desnatado, enfim atua diretamente em nossa saciedade. Trabalhos científicos indicam que a aveia, rica em fibras solúveis, contribui para o trânsito intestinal, pode ajudar na prevenção de câncer de cólon, na prevenção de doenças cardiovasculares e Diabetes pois auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue - quando a glicose fica estável, é menor a probabilidade de ter um ataque de gula mais tarde.
4 – Iogurte (Desnatado)
Como muitos sabem que atua diretamente na regulação da flora intestinal, mas pesquisas mais recentes indicam muitas outras vantagens em se consumir diariamente o alimento. È uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, têm baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum. Há estudos relacionando o consumo de cálcio, nutriente do qual o iogurte é uma das mais importantes fontes, à relativa diminuição do índice de massa corpórea e consequente perda de peso, havendo controvérsias a serem analisadas ainda. Para quem está lutando contra a balança é indicado o desnatado, devido a quantidade menor de gordura presente em sua composição.
5 - Linhaça
E para encerrar esse TOP 5, não poderíamos deixar de citar uma das queridinhas sementes funcionais indicadas pelos Nutricionistas e médicos de todo mundo. A linhaça é uma semente de cor marrom escura, rica em ácidos graxos ω-3 e ω-6, minerais, vitaminas, fibras, além de um composto associado às fibras chamado lignana.
Mas é na verdade um superconcentrado de fibras, que atuam diretamente assim como aveia e chia na saciedade do apetite humano, e consequente controle do peso.Age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, e é uma boa fonte de combate a constipação. A linhaça atua também na gordura corporal em especial na adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico, segundo estudos.
“A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada (ou seja, sua semente triturada), já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador, e ao abrigo da luz por até 3 dias. Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.”
Observando que para consumo de quaisquer que sejam os alimentos, devemos atentar para nossa saúde, patologias presentes e restrições médicas ou nutricionais. Próximo artigo mais novidades para sua saúde.
Helder Viegas
Nutricionista CRN6 10289
Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com
Helder, vc é nota 10 meu amigo, bjs!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.