Nos últimos dias 26, 27 e 28, a Igreja Beth Shalom em Santa Cruz do Capibaribe, realizou mais um acampamento matrimonial. O evento aconteceu na Ilha de Itamaracá, no Hotel Orange em Pernambuco. Cerca de 60 casais participaram do evento.
Editores do Blog Santa-cruzense também estiveram participando do acampamento.
O Acampamento Matrimonial e Espiritual (AME), chegou em 2014 a sua quinta edição, onde a cada ano, o evento é realizado em um local diferente. Com uma programação bastante extensa, que iniciou na sexta-feira (26), foram realizadas palestras, pregações, momentos de comunhão, entre outras atividades.
Um dos palestrantes foi o Pr. Elizeu Gomes, que trouxe um conteúdo bastante diversificado direcionado aos casais, baseado na fé a na psicanálise, desvendando as características existentes ente o homem e a mulher, e posteriormente as dificuldades encontradas na convivência diária de um casamento.
A função do AME é justamente essa, ajudar os casais, com instrução e direcionamentos educacional e espiritual. O programa exercido no evento é totalmente em cima deste quesito, a vida à dois. Outro detalhe foi a diversidade na idade dos casais, não existe critério para se participar do evento, desde que sejam casados oficialmente, ou seja, haviam casais jovens, com pouco mais de 3 meses de casados, bem como alguns com mais de 25 anos. Outro detalhe é que não é feita a acepção de religiões para se participar, inclusive não sendo praticante de nenhuma, todos são aceitos.
A única restrição que é feita, diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas no local, o que é terminantemente proibido. Isso, colabora é claro, para o bem estar e a paz no evento.
As atividades propostas no cronograma não ocupam a maior parte do tempo, as palestras são bem resumidamente objetivas, e acabam proporcionando uma flexibilidade para que os casais possam aproveitar melhor as maravilhas do lugar, bem como as opções oferecidas pelo hotel onde o encontro é realizado. Neste ponto os locais são minunciosamente escolhidos, possuem espaços de descanso, salas de jogos entre outras opções.
Na noite do sábado (27), um jantar temático foi oferecido aos participantes.
Pastor Marcos Santos, regente geral da Igreja Beth Shalom (IBS) em Santa Cruz, e que também é colunistas deste blog, definiu bem qual o objetivo do acampamento, segundo ele, para casamentos com um longo percurso por exemplo, surge a necessidade de se desligar um pouco das correrias comuns no dia-a-dia, e o encontro promove isso, uma reaproximação entre o casal, em melhores palavras, uma folga prolongada, que não só tem como principal objetivo o descanso, mas o fortalecimento da união matrimonial por meio da fé.
O acampamento foi encerrado na tarde do domingo (28), com apresentações teatrais, e uma palestra sobre sexo no casamento. Em seguida foram feitos os agradecimentos aos responsáveis pela ornamentação e organização do evento, Jucivaldo Silva e Eliza Lima concluíram os agradecimentos em nome de todos os organizadores.
Confira abaixo, parte da palestra do Pr. Elizeu Gomes no V AME.