Reviravolta (I): Inevitável não iniciar esse conjunto de ''curtinhas'' sobre a reação da petista Dilma Rousseff nas últimas pesquisas, a candidata reacendeu suas possibilidades de ser reeleita, e os mais otimistas já falam até em uma vitória no primeiro turno.
Reviravolta (II): Aécio Neves (PSDB), também foi mais um que se beneficiou com a recente baixa de Marina Silva (PSB), o tucano concentra suas últimas articulações para levar a disputa para um segundo turno, onde tecnicamente seria mais forte.
Reviravolta (III): A aparente intocável Marina Silva (PSB), que cresceu significavelmente desde que assumiu a cabeça de chapa, sofreu fortes baixas no último mês, problemas internos no grupo, e baixas na comoção pelo falecimento de Eduardo Campos (PSB) podem ter sido fatores cruciais para este ocorrido.
Análise (I): Se forem comparados os últimos comícios dos presidenciáveis juntamente com os seus respectivos candidatos que concorrem ao governo de Pernambuco, o de Marina Silva com Paulo Câmara no último final de semana foi o que menos convenceu, faltou militância, faltou discurso, faltou um Eduardo Campos.
Análise (II): Justificando as comparações, a última vez que Dilma esteve em Pernambuco, e subiu no palanque de Armando Monteiro, acreditava-se ser aquele, o pior comício do grupo em toda a corrida de campanha em 2014, conceitos esses que seriam alterados no futuro, como citamos na curtinha acima.
Primeiro turno: Paulo Câmara (PSB) parece mesmo ter dominado a candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco, a Frente Popular tem se mantido bem firme, bem como apresentado bons números nas pesquisas, com uma vantagem que já dura algumas semanas, a vitória parece cada vez mais inevitável.
Lembrado: Entrando no setor dos candidatos a deputados estaduais em Santa Cruz do Capibaribe, e que em outrora citamos aqui, o fato dele estar esquecido por Eduardo da Fonte (PP), Dimas Dantas (PP) voltou a ter um evento de sua dobradinha no município depois de um bom tempo. Apesar de todos os pesares, foi o evento mais convincente da dupla durante toda a campanha.
Diogo Articulador: Certamente, Diogo Moraes (PSB) planejou bem essa campanha que percorreu até aqui, com mais acertos do que baixas, o candidato do prefeito Edson Vieira (PSDB) teve o favorecimento do governo, bem como um grupo ativo que não o deixou sossegar, mantéu o ritmo, e é no momento, o mais bem cotado para vencer essa corrida.
Pé no freio: Visível aos olhos, os grandes comícios da divida oposição em Santa Cruz do Capibaribe sessaram, apenas caminhadas e porta-a-porta tem feito parte dos últimos atos de campanha de Ernesto Maia (PSL) e Toinho do Pará (PHS).
Curioso: Ainda na pauta de falta de movimentações grandiosas, o deputado José Augusto Maia, que deixará seu posto em breve, realizou uma grande carreata para comemorar a chegada das máquinas da Usina Asfáltica em Santa Cruz do Capibaribe, a movimentação foi a mais convincente de uma oposição militante ainda acesa no município, embora não faça muito sentido, a carreata teve um tom de desabafo.