Saiba o que pode cair nas provas e o que já é possível estudar como precaução.
Imagem meramente ilustrativa |
O Concurso Público recentemente anunciado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe está despertando o interesse não apenas de residentes locais, mas de pessoas provenientes também de outros municípios da região. Recentemente o Blog do Bruno Muniz recebeu contatos de estudantes da Paraíba e Rio Grande do Norte que estão empolgados com a possibilidade de concorrer a uma vaga das centenas de vagas disponibilizadas pelo certame.
Vale destacar que o edital – documentação que garante os temas para estudos prévios – ainda não foi divulgado, porém os interessados já podem se preparar visando questões que podem cair na prova, antecedendo assim a veiculação do edital que certamente provocará busca desenfreada.
O Blog do Bruno Muniz consultou ao longo das últimas semanas, professores universitários e sites centrados na realização de concursos, visando conseguir informações que possam agregar mais conhecimento ao público que deseja se preparar para o referido concurso.
Para este primeiro momento em antecede a divulgação do edital, elencamos alguns temas que podem ser valiosos para os concurseiros de plantão. O ideal é que os candidatos já iniciem os estudos em um âmbito geral, o que de uma forma ou de outra elevará o nível de conhecimento pessoal. Ainda não há previsão para divulgação do edital.
Temas sugeridos para estudo
• Matérias Básicas – História, Geografia e Sociologia
• Português – É de fundamental importância que o candidato a concursos públicos preze pela bom domínio da língua portuguesa, tanto na parte de escrita como de leitura. O domínio desta matéria garante ao concurseiro a produção tranquila de uma redação, por exemplo, além das questões discursivas que exigem uma melhor expressão por parte do candidato.
• Informática Básica – Hoje em dia é indispensável possuir, por mínimo que seja, conhecimento em informática e programas padrões de computador. Essa habilidade simples pode garantir uma vaga ou diferenciar um candidato em um eventual comparativo de atividades adicionais.
• Conhecimentos Gerais – Conhecer questões gerais torna-se também uma vantagem na participação em concursos. Além disso, acompanhar noticiários regionais e nacionais garantem o crescimento de conhecimento atual, cenário que pode estar presente em muitas questões.
• Direito Constitucional – Direito constitucional é o ramo do direito público interno dedicado à análise e interpretação das normas constitucionais. Essa área também é amplamente explorada em concursos.
• Direito Administrativo – Direito administrativo é um ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes. Também amplamente adotado em questões de concursos, esta matéria garante ao órgão público uma maior qualidade no perfil de seus colaboradores.
• História Local – A história econômica e cultural do município realizador de um concurso também deve ser levada em consideração. Em uma prova de concurso a empresa realizadora do certame pode exigir conhecimentos básicos sobre a cidade em questão, elevando assim o nível da avaliação.
Saiba mais sobre o concurso de Santa Cruz do Capibaribe