Foto: Assessoria do Dep. Diogo Moraes (Divulgação) |
Na manhã e tarde da última segunda-feira (23), uma reunião realizada na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz), em Recife, resultou em um acordo, segundo os órgãos participantes, que proporcionará o livre comércio entre os vendedores e compradores que atuam no Polo de Confecções do Agreste pernambucano.
A reunião articulada pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) contou ainda com a participação do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), dos representantes do Moda Center Santa Cruz, ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), Ascont, caminhoneiros, presidente da Associação dos Guias de Turismo Comercial do Norte e Nordeste, Shill Gomes, do secretário de Desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, além de representantes da própria Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz).
Foto: Assessoria do Dep. Diogo Moraes (Divulgação) |
Expresso Cidadão da Moda
No encontro ficou definido a implantação emergencial de um programa para viabilizar a comercialização das mercadorias, iniciativa esta que recebeu o nome de Expresso Cidadão da Moda. A medida facilita as atividades do setor de confecções e tende a ganhar reforços e apoios do Governo Estadual.
Em entrevista ao programa Rádio Debate (Rádio Polo FM) na manhã desta terça-feira (24), Diogo Moraes falou sobre o Expresso Cidadão da Moda e como o mesmo se dará perante as necessidades do Polo do Agreste.
A ideia inicial é que o projeto seja enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após ajustes, para que então possa ser instituído uma lei sob o mesmo e ele passe a funcionar permanentemente.
''Boa parte desses comerciantes não dispõem de condições para arcar com essas multas e dar conta com notas fiscais que muitas vezes não podem receber. Então se deparando com esse problema, nós detectamos e isso foi alvo de uma negociação que durou por mais de sete horas, onde nós entramos em um grande acordo com o Governo do Estado, com o Moda Center e especificamente com os representantes da associações e guias de excursões'', explicou o deputado.
Ainda de acordo com Diogo Moraes, a situação dos caminhoneiros que estavam com suas mercadorias detidas em São Caetano foi resolvida, o deputado completou dizendo que os mesmos seriam liberados sem a cobrança dos valores que estavam sendo exigidos anteriormente, porém reajustados.
Foto: Assessoria do Moda Center Santa Cruz |
Ainda na noite de ontem, ao final do encontro, o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro também falou sobre a negociação e tranquilizou os comerciantes.
''Acho que a gente conseguiu um alinhamento bom, devemos ter operações normais nas feiras das próximas semanas e justamente para as próximas semanas nós conseguimos ter uma tranquilidade para trabalhar, obviamente que cada um tem que fazer a sua parte, mas acho que a gente vai ter uma boa condição de trabalho'', pontuou.
A expectativa dos comerciantes é que os compradores de vários estados retornem aos polos de compras da região neste final de semana, aquecendo assim o período junino que já é tradicional entre a classe comercializadora de roupas e outros produtos do gênero.